11/04/2013

Postagem 3º Ano Ensino Médio - Relatório (subst) prova.



Documento

Discurso de Nelson Mandela

“Vossas Majestades, Altezas Reais, distintos convidados, camaradas e amigos,
Hoje, todos nós, pela nossa presença aqui e pelas nossas celebrações noutras partes do país e do mundo, conferimos glória e esperança a uma liberdade recém-nascida. (…)
Esta singularidade espiritual e física que todos partilhamos com esta pátria comum explica a profundidade da dor que todos carregámos nos nossos corações enquanto vimos o nosso país desconjuntar-se num terrível conflito, e quando o vimos rejeitado, banido e isolado pelos povos do mundo, precisamente porque se tornou na base universal da ideologia perniciosa e prática do racismo e da opressão racial.
Nós, o povo da África do Sul, sentimo-nos realizados por a humanidade nos ter acolhido de novo no seu seio, por nós, que ainda não há muito éramos proscritos, termos sido hoje agradecidos com o raro privilégio de sermos anfitriões no nosso próprio solo das nações do mundo.
Agradecemos a todos os nossos distintos convidados internacionais por terem vindo tomar posse, com o povo do nosso país, daquilo que é, afinal, uma vitória comum para a justiça, para a paz e para a dignidade humana.
Confiamos que continuarão a estar do nosso lado enquanto enfrentamos os desafios de construir a paz, a prosperidade, o não-sexismo, o não-racismo e a democracia (…).
Chegou o tempo de sarar as feridas.
Chegou o momento de cobrir os abismos que nos separam.
Estamos no tempo de construir.
Alcançámos, finalmente, a nossa emancipação política. Comprometemo-nos a libertar todo o nosso povo do cativeiro permanente da pobreza, da privação, do sofrimento, do género e de outras discriminações.
Conseguimos dar os nossos últimos passos para a liberdade em condições de relativa paz. Empenhámo-nos na construção de uma paz completa, justa e duradoura. Triunfámos no esforço de implantar a esperança nos peitos de milhões do nosso povo. Aderimos a um convénio para construirmos a sociedade em que todos os Sul-africanos, tanto negros como brancos, poderão caminhar eretos, sem qualquer temor nos seus corações, com a garantia do seu direito inalienável à dignidade – uma nação arco-íris em paz consigo mesma e com o mundo (…).
Dedicamos este dia a todos os heróis e heroínas deste país e do resto do mundo que se sacrificaram de muitas maneiras e deram as suas vidas para que nós pudéssemos ser livres. Os seus sonhos tornaram-se realidade. A liberdade é a sua recompensa.
Sentimo-nos simultaneamente humildes e elevados pela honra e privilégio que vós, povo da África do Sul, nos haveis conferido, como primeiro presidente de uma África do Sul unida, democrática, não racial e não sexista, para conduzir o nosso país para fora do vale das trevas. (…)
Que a justiça seja para todos. Que a paz seja para todos. Que o trabalho, o pão, a água e o sal sejam para todos. Deixai que cada um saiba que o seu corpo, mente e alma foram libertados para que se realizem.
Nunca, mas nunca mais, voltará a acontecer que esta bela terra conheça a opressão de um pelo outro e sofra a indignidade de ser a enjeitada do mundo. O sol nunca se porá em tão glorioso feito humano.
Que reine a liberdade. Deus abençoe a África.”

Discurso da tomada de posse de Nelson Mandela após ter sido eleito presidente da
África do Sul nas eleições de maio de 1994.
(http://bit.ly/g2kC9f consultado em 11 de abril de 2013)


Baseado na analise do documento responda as questões e apresente relatório.

A - Qual a ligação do regime do Apartheid com o imperialismo ?
B - Quais as consequências ecônomicas para a África ?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...