13/05/2014

Zorro e a independência do México.




Zorro é um personagem de ficção, criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Ele é apresentado como o alter-ego de Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, em meados do século XIX, período em que a região era colônia da Espanha.
Após longo período de educação na Europa, Diego retorna à Califórnia e passa a defender os "fracos e oprimidos", sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada e cavalgando um cavalo igualmente negro de nome "Tornado". Sem o disfarce, ele simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo.
A figura passaria a ser chamada de "Zorro" pela população, porque seus movimentos e sagacidade lembrariam uma raposa (a tradução em português da palavra espanhola "zorro"). O próprio personagem adota a letra "Z" como sua assinatura (três linhas cruzadas), marcando-a com sua espada em paredes e nas roupas de seus inimigos, como sinal de sua passagem.

----------------------------------------------------

Independência do México



A região onde hoje se encontra o México fazia parte do vice-reino da Nova Espanha, território que entre 1535 a 1821 se estendia do atual estado do Arizona a Costa Rica na América Central.

Pirâmide Social da América Espanhola:






A Independência do México foi conquistada através de um processo de contestação à colonização que envolveu guerra, no início do século XIX um movimento de emancipação ganhou força e pressionou a metrópole colonizadora por sua liberdade, pois as divergências políticas e religiosas haviam se tornado agudas. No dia 16 de Setembro de 1810 O padre Miguel Hidalgo declarou guerra na paróquia de Dolores Hidalgo , esta declaração ficou conhecida como o Grito de Dolores e então passou a liderar um movimento em defesa do México e seria apenas o início de um movimento que duraria oito anos e passaria por diversas fases e dificuldades até resultar na independência, foi um movimento heterogêneo que formou uma aliança de defensores da democracia, que eram os liberais, com defensores da monarquia, que eram os conservadores. Após a morte de Miguel Hidalgo quem assumiu o movimento foi José Maria Morelos e foi responsável por organizar uma estratégia que isolaria a Cidade do México para que fosse promulgada a Independência, mas ela foi invalidada e ele foi assassinado. Foi então que o processo de independência assumiu características da Guerra de Guerrilha.

Em 1821, a tentativa espanhola de recolonização teve aparente sucesso, com o triunfo do general Itúrbide. Este, entretanto, acabou por se aliar a Guerrero, segundo um acordo conhecido como Plano Iguala: proclamação da independência, igualdade de direitos entre criollos e espanhóis, supremacia da religião católica, respeito à propriedade e governo monárquico, sendo a coroa oferecida a Fernando VII da Espanha. Entretanto, Itúrbide assumiu o governo com o título de Agustín I, em 1822.
A monarquia mexicana teve curta duração, com a deposição de itúrbide e a proclamação da república de 1824, sendo eleito para os eu primeiro presidente o general Guadalupe Victoria. Entretanto, a instabilidade política marcava o país, não apenas em decorrência das lutas entre caudillos, mas também devido a conflitos externos. Entre os anos de 1846 e 1848, travou- se uma guerra com os Estados Unidos, da qual resultou a perda de vastos territórios para aquele país.


Carta de Independência do México



---------------------------------------------

Agora, vamos relacionar alguma ideias a respeito da elite criolla. Para isto, assista o episódio do Zorro, logo abaixo:



A raposa por grancircopravda

Gostou?
Bom, baseado no que viu e aprendeu em sala de aula responda, às seguintes questões que compõem o seu trabalho:


1 - Cite uma personagem da história do Zorro, que pode ser identificada como membro da elite Criolla e uma personagem que pode ser identificado como membro do povo.

2 - Contra  que tipo de coisa, o Zorro lutava ?

3 - Existe algum tipo de ligação entre a história do Zorro e o processo de descolonização da América Espanhola? Comente a respeito.

Se por acaso não conseguir carregar o video, pode baixa-lo e assistir em seu celular.

Formato Avi (178 mb)

Zorro - Ep.1

Formato 3gp (32 mb)

Zorro - Ep. 1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...