30/06/2014

Rei Lavras - Kral Lavras





Baseado no poema do escritor tcheco Karel Havlícek Borovský, conta a estória do Rei Lavra e de sua conflituosa relação com os moradores de seu reino.
Uma animação em stop motion, impressionante que tenho certeza irá cativar a atenção de todos. Acesse a nossa página de "Animes e outras culturas" para assistir.



 Karel Havlícek Borovský

Karel Havlicek Borovsky (1821-1856), foi um importante escritor Checo, poeta, politico, jornalista. Era um escritor com uma motivação patriotica contrário a ideia do pan eslavismo (para saber mais procure nossas postagens a respeito da primeira guerra mundial). Era também um grande tradutor, tendo traduzido Voltaire para o checo.
Em 1851 foi preso e exilado para a Austria. Embora deprimido continuou a escrever e no exílio publicou seus grandes trabalhos: "lamentos de Tirol", "batismo de São Vladimir" e "Rei Lavra". Quando retornou do exílio em 1855, descobriu que sua esposa havia morrido e poucos amigos lhe ofereceram ajuda. Karel, morreu de tuberculose aos 35 anos.Bozena Nemcová, uma outra grande escritora checa, colocou uma coroa de espinhos em Karel durante seu enterro e mais de 5000 checos acompanharam seu funeral.


 Karel Zeman


Karel Zeman é considerado, junto com Jirí Trnka, um dos fundadores do cinema checo de animação.
Estudou na França, e trabalhou em Marselha em um estudio de publicidade. Sua primeira experiência com o cinema de animação foi um anúncio de sopa. Ao regressar a Checoslovaquia, continuou trabalhando no mundo da publicidade, para as companhias Bata e Tatra. O cineasta Elmar Klos, interessado por sua obra, ofereceu-lhe um trabalho em seus estudios de animação da cidade de Zlín, que Zeman aceitou em 1943. Em Zlín conheceu a Hermína Týrlová, que então acabara de produzir o curta-metragem Ferda Mravenec ("Fernando a hormiga"), um clássico do cinema de animação infantil baseado em um conto de Ondřej Sekora). Em colaboração com Týrlova, Zeman realizou o filme Vánoční sen ("O sonho de Navidad", 1943), que em 1946 obteria o prêmio de melhor filme de animação no Festival de Cannes, o que lhe proporcionou um grande prestígio.
Sua popularidade entre o público infantil aumentou quando realizou uma série de curtas-metragens humorísticos que tinham como protagonista um personagem chamado Sr. Propouk, as histórias eram em torno de temas da vida quotidiana: Propouk aparecia como oficinista, inventor, bombeiro, etc. Em 1948 dirigiu Inspirace ("Inspiração"), destacado por seu lirismo, em que animou figurinhas de vidro; e em 1950 seu primeiro longa-metragem, o satírico Král Lávra ("Rei Lávra", baseado em um poema de Karel Havlíček Borovský). A este seguiria, em 1952, Poklad ptaciho ostrova ("O tesouro da ilha dos pássaros"). Em 1955 combinou atores reais, animação e efeitos especiais em Cesta do pravěku ("Uma viagem à pré-história", 1955), que conta a viagem no tempo de um grupo de estudantes, permitindo a Zeman animar vários bonecos de dinossauros. O filme teve um grande sucesso.
Ainda que seus filmes estejam dirigidos principalmente ao público infantil, possui um sofisticado talento, e um estilo visual que fascina igualmente aos adultos. Por sua prodigiosa inventividade, relacionou-se sua obra com a de outros grandes inovadores do cinema, como Georges Méliès. 



17/06/2014

Dias de inverno



Na semana antes das férias, participei do "Japan Matsuri", um  festival da comunidade japonesa na cidade de Osasco e me lembrei desse material em video que tinha no meu  computador. Estou adicionando agora a sessão de "Animes e outras culturas". Confiram por lá.

Fuyu no Hi (dias de inverno) é um anime de 2003, animado e dirigido por Kihachiro Kawamoto. É baseado em um dos renku (colaborações de poemas ligados), uma coleção de 1684 do mesmo nome, do século 17 do poeta japonês Basho.A criação do anime seguiu a tradicional natureza colaborativa do material de origem – o visual para cada uma das 36 estrofes foram criado independentemente por 35 animadores diferentes. Assim como muitos animadores japoneses, Kawamoto chamou os principais nomes da animação de todo o mundo.

11/06/2014

Guerra da Coréia



Cinco anos e meio depois de vencer a Alemanha nazista, principalmente no front oriental russo, os ex-aliados Estados Unidos e União Soviética entram em conflito pelo controle da Coreia, uma nova zona de influência comercial e territorial na Ásia.
Entre 1951 e 1953, com a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adotar o sistema socialista. A região sul resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. O conflito dura dois anos e termina em 1953, com a Coreia cortada pelo paralelo 38° N, uma linha demarcatória que divide dois exércitos e dois Estados: a República da Coreia (Sul), e a República Popular Democrática da Coreia (Norte).
Essa demarcação existia desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscou e Washington. Em 1947, na tentativa de unificar a Coreia, a Organização das Nações Unidas (ONU) cria um grupo não autorizado pela URSS. A iniciativa não tem êxito. No dia 9 de setembro de 1948, a zona soviética anuncia sua independência como República Democrática Popular da Coreia (Coreia do Norte). A região passa a ser dividida em dois países diferentes – o norte socialista, apoiado por soviéticos; e o sul, reconhecido e patrocinado pelos Estados Unidos.
Os governos americano e soviético continuam a reivindicar o controle do território coreano dando início a uma verdadeira luta doutrinária. No dia 25 de junho de 1950, alegando uma suposta transgressão do Paralelo 38º, o exército da Coreia do Norte invade o Sul, dominando sua capital, Seul. A ONU não aceita esse ataque e manda tropas, lideradas pelo general americano Douglas MacArthur, para expulsar os socialistas, que pretendem unificar o país sob a bandeira do Comunismo.
Em setembro, as forças das Nações Unidas começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste. No dia 15 desse mês chegam com certa facilidade a Incheon, perto de Seul, e algumas horas depois entram na cidade ocupada. Os 70 mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos 140 mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois, exatamente três meses após o início das hostilidades, Seul é libertada.
Com o domínio do sul, as tropas multinacionais seguem o exemplo dos norte-coreanos e também transgridem o Paralelo 38º. Seguem então na direção da Coreia do Norte, entrando logo depois em sua capital, Pyongyang e ameaçando a fronteira chinesa ao acuar os norte-coreanos no Rio Yalu, sede de intensa batalha.
O governo chinês, ao sentir-se ameaçado, envia 300 mil homens em socorro da Coreia do Norte, entra na guerra e coloca em risco a paz mundial. As tropas chinesas forçam o General MacArthur a recuar. No dia 4 de janeiro de 1951 conquistam Seul, dominando o suul. Logo depois, entre fevereiro e março, um novo avanço dos norte-americanos expulsa as forças chinesas e norte-coreanas e as obriga a retornar ao Paralelo 38º. O General MacArthur, insistindo em um ataque direto à China, é substituído em abril de 51 pelo General Ridgway.
O acordo de paz é assinado finalmente em 27 de julho de 1953, por meio do Armistício de Panmunjon. A fronteira estabelecida em 1948 é mantida. É criada uma região desmilitarizada entre as duas Coreias, mas até hoje não se chegou a uma resolução decisiva neste território. 


Paralelo 38, que divide o país em Coréia do Norte e Coréia do Sul e que também compreende ao seu redor a "DMZ", ou "Zona Desmilitarizada", é uma faixa de terra ao redor do Paralelo 38 que serve como uma zona neutra entre as duas Coréias. Tem apenas 4km de largura e é a fronteira mais fortemente armada do mundo. A DMZ foi criada em 1953, com o cessar-fogo na Guerra da Coréia e o armistício (acordo assinado para a trégua), sendo que cada lado recuaria suas tropas 2km do front. Porém, como depois do armistício ainda não houve um acordo de paz, as duas Coréias ainda estão tecnicamente em guerra. Isso significa que ainda há várias tropas de cada lado da linha, em constante estado de alerta. Atualmente, a DMZ é aberta para excursões supervisionadas. 





A ONU registrou 118.515 mortos, sendo cerca de 70.000 sul-coreanos, 33.729 americanos e 4.786 de outras nacionalidades, além de 264.581 feridos. Não existe um balanço oficial, mas acredita-se que o número de baixas entre norte-coreanos e chineses chegue a 1.600.000. Dados não oficiais indicam que morreram cerca de três milhões e meio de civis.


fonte: Acervo Jornal Estado de São Paulo.

 
Acesse nossa seção "Animes&outras culturas" para saber um pouco mais, com um material diferente.

08/06/2014

Versailles no Bara - Revolução Francesa








Existem muitas formas de contar uma mesma história, e isto não seria diferente com um grande acontecimento como a Revolução Francesa, que tanto discutimos em sala de aula.
Como a linguagem da animação também faz parte de nosso blog, com a intenção de aumentar nosso conhecimento, conheçam o anime: "Versailles no Bara".

Versailles no Bara (ベルサイユのばら Berusaiyu no Bara), também conhecido como Lady Oscar em Portugal, The Rose of Versailles, La Rose de Versailles ou ainda A Rosa de Versalhes no Brasil, é um mangá shōjo de Riyoko Ikeda de 1972, adaptado para uma série anime e uma versão Live-Action Franco-Japonesa ambos em 1979


Manga shojo = Shōjo (少女 lit. menina(s)) é um termo usado para referir mangás para garotas, apesar de poder também interessar a qualquer gênero ou faixa etária. Os mais conhecidos no Ocidente são os romances ou comédias românticas que normalmente envolvem personagens da mesma idade do público-alvo (adolescentes).


A história de Versailles no Bara passa-se no final do século XVIII em França. Oscar é uma jovem garota criada como rapaz pelo seu pai. A educação militar que recebe permiu-lhe tornar-se capitã da guarda real, encarregada da proteção da jovem Maria Antonieta. Ao seu lado, Oscar tem André, seu amigo de infância, secretamente apaixonado por ela. Mais Tarde, devido a um amor não correspondido, Oscar decide sair da Guarda Real e Maria Antonieta coloca-a na Guarda Francesa. Juntos, terão de enfrentar os primeiros distúrbios que anunciam a Revolução Francesa.

Site Oficial de Riyoko Ikeda:  http://www.ikeda-riyoko-pro.com/

Site Oficial com informações dos personagens (em inglês): http://www.acesquad.com/glory/




Episódio para download: 01 - https://mega.co.nz/#!aZ1jVThT!I6Xl-xWBJjKzEWdsm_m-PWtw2vaDtQwQ4L4mepdP52Y


(para mais episódios acesse "Animes & outras culturas")
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...