27/01/2015

Reflexão: Monomito - A jornada do herói

Sempre como fala de aula, lembramos que o aluno tem uma grande jornada diante de si. Que muitas batalhas lhe aguardam pelo caminho. Não é incomum, ver postagens onde os alunos em redes sociais ou outros meios contam que aprenderam mais com algum jogo de RPG ou similar, do que com as aulas - seja na questão do trato com a língua estrangeira, seja em relação ao domínio de algumas ideias a respeito de História, Geografia, Matemática, etc. Isto tem uma ideia por trás, que talvez até a leitura desta postagem não fosse percebida. Os jogos, o cinema, os animes japoneses e outras produções artísticas podem estar lhe passando a ideia do "monomito"(também chamado de jornada do herói), para fazer com que aquela breve jornada tenha um significado.
O conceito da Jornada do Herói foi concebido por Joseph Campbell, estudioso norte-americano de mitologia e religião. Campbell cria um modelo de como seria o passo a passo do percurso de transformação do homem comum em herói, com todas as provações que surgem no meio do caminho. Resumidamente, a jornada do herói é o caminho que o indivíduo percorre até a conquista de uma meta, é a aceitação de novos desafios e de toda a dificuldade para vencer cada etapa de aprendizagem dentro de cada escolha.
A jornada do herói, segundo Campbell possui estágios ou fases (bastante similiar esta ideia para quem joga videogames). As principais fases são:
·         Mundo Comum – O mundo normal do herói antes da história começar.
·         O Chamado da Aventura – Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
·         Reticência do Herói ou Recusa do Chamado – O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
·         Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural – O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
·         Cruzamento do Primeiro Portal – O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
·         Provações, aliados e inimigos - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
·         Aproximação – O herói tem êxitos durante as provações.
·         Provação difícil ou traumática – A maior crise da aventura, de vida ou morte.
·         Recompensa – O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
·         O Caminho de Volta – O herói deve voltar para o mundo comum.
·         Ressurreição do Herói – Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
·         Regresso com o Elixir – O herói volta para casa com o “elixir”, e o usa para ajudar todos no mundo comum.




A ideia do “monomito” esta presente em nossa vida moderna e ter conhecimento dele pode nos ajudar a superar desafios que a vida nos traz, seja nos estudos ou em qualquer outra área.

Vamos ver essas ideias em prática em uma fonte conhecida. Veja abaixo as ideias da jornada do herói aplicadas a trilogia mais recente das histórias do Batman, dirigidas por Christopher Nolan:


Atenção, este infográfico contem detalhes das histórias dos três filmes, caso não tenha assistido, procure fazê-lo primeiro antes de ler esta parte da postagem. 












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...