Leia o fragmento de texto e responda as questões a seguir:
" A justificativa mais geral produzida pelo impulso colonial era a que se apresentava como uma missão civilizadora dos povos mais "adiantados". [...] "missão civilizadora" podia abranger outras justificativas, tais como: a moralização dos costumes, a evangelização dos "selvagens" uma repartição de riquezas, ensino de governo para os atrasados, etc."
(FALCON, Francisco. A formação do mundo contemporâneo)
Questões
1 - De acordo com o fragmento qual a motivação dos europeus na expansão imperialista ?
2 - Quais elementos civilizatórios os europeus deveriam apresentar aos povos que dominaram ?
Como complemento das nossas ações em sala, segue abaixo uma série de orientações para a confecção de seu instrumento musical.
Faça uma guitarra (ou banjo, violino, etc.) com caixas de bolachas recicladas e tubos de papelão.
Materiais que você precisará:
Caixa de papelão
Tubo de papelão
Elásticos
Fita adesiva
Corte buracos na caixa como na imagem
Insira o tubo e prenda com fita para vedar
Corte o topo do tubo de papelão
prenda o elástico da parte superior do tubo ao fundo da caixa e passe fita no lugar
passe fita na parte superior para prender o elástico
Aproveite sua guitarra
Se você quiser, pode pintar antes de montar sua guitarra ou decorar com outros enfeites como brilho ou até mesmo arte desenhada a mão. Tente fazer guitarras diferentes tamanhos usando diferentes tipos de caixas e compare os sons que eles criam.
-------------------------------------------------------------------------------------------------- Gaita de palitos de sorvete
2 elásticos de borracha ~ Você também pode usar corda Uma tira de papel do mesmo tamanho que o palito de sorvete 2 palitos de dente - cortar da mesma largura ou apenas um pouco mais largo do que o palito de sorvete
Como fazer:
Coloque a tira de papel entre dois palitos; Enrole uma tira de elástico envolta das extremidades do palito de sorvete; Deslize um pedaço de palito de dente próximo ao elástico amarrado (repita no outro lado também); um palito de dente deve estar acima do papel que se encontra no meio palito de sorvete e outro abaixo do papel, para produzir um som melhor
Simplesmente sopre ou sugue ar para fazer um ruído único. Você também pode tentar apertar o palito de sorvete junto para ver o novo ruído que você pode criar.
Materiais: 1 prato de vaso, 8 tampinhas achatadas e arame
Como fazer
1- Peça para um adulto abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra).
2- Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda.
3- Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa.
4- Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas.
Como tocar Toque na seqüência que mostra a figura: primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a palma da mão.
Como fazer 1- Corte 2 pedaços de cano PVC, um com 30 cm, outro com 20 cm, usando uma serrinha manual. 2- Tampe um buraco de cada cano usando a fita-crepe. 3- Com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos por cima e grude-os com fita-crepe. Como tocar Assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.
Materiais: 30 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 bexiga
Como fazer 1- Encaixe o bico da bexiga inteiro na ponta do cano e grude com fita-crepe. 2- Coloque um pouco de água dentro da bexiga. Como tocar Encha a bexiga de água. Depois, assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez. Dica: puxe a bexiga enquanto toca para conseguir notas diferentes
Gri-Gri
O GRI-GRI é um brinquedo musical. Antigamente era feito em cana ou madeira. A técnica de construção deste instrumento faz lembrar uma velha maneira de atar as pernas das cadeiras, quando se partiam e eram coladas com "grude", antiga cola à base de gelatina de matérias animais, que se dissolvia em água e se aplicava aquecida em “banho maria”. A maneira de atar era a seguinte: dar várias voltas com um cordel em torno das pernas que previamente tinham levado cola ou grude. Para aumentar a tensão desse cordel, passava-se por ele uma tábua que tinha a função de o torcer.
O Gri-Gri é construído baseado nesta técnica. Além disso não necessita de “grude” ou “banho-maria”.
Material: Palito de sorvete, dois elásticos fortes e uma caixa de fósforos vazia.
Passa o elástico pelo palito dando duas voltas. Depois de abrir a caixa de fósforos coloque sobre a mesma dando, ao elástico, o número de voltas necessárias para que o pau fique bem preso (o número de voltas depende do comprimento do elástico). Depois, desloca o elástico juntamente com o pau para a extremidade fechada da caixa. Assim, uma das extremidades do pau fica livre e a outra sobre a caixa.
Como tocar:
Segure a caixa de fósforos com a mão esquerda e com o polegar da mão direita bate duas vezes seguidas, duma maneira contínua. Vais ouvir um som idêntico ao do grilo… grigri… grigri… grigri
Zangão
O Zangão toma este nome pela sonoridade que produz. É um brinquedo que pode ser feito de um simples botão.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Cartão e um metro de barbante
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Tesoura e cola
O que produz som no ZANGÃO é o atrito do objeto que roda em relação ao ar. Se esse objecto tiver pontas, ele terá um som mais penetrante. A sugestão que dada é de uma estrela, obtida pela colagem de vários cartões. É importante que os dois orifícios, que vai fazer na parte central da estrela estejam bem perto um do outro, caso contrário o ZANGÃO não tem um movimento rotativo regular. Passe o barbante pelos orifícios e junte as extremidades livres.
Chocalho de lata de alumínio Você vai precisar: 01 lata de alumínio Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas Fita adesiva Modo de fazer: Você pode enfeitar seu chocalho com figuras que você imprime e cola. Ou pode pintar sua lata com tinta plástica. Encha sua lata com a semente que você tiver ou pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você pode fazer vários chocalhos conseguir diversos sons. Vede o buraco da latinha com fita adesiva e cole uma figura por cima para dar um acabamento legal.
Flauta de Papelão Você vai precisar: 01 tubo grande de papelão – use o tubo vazio de papel alumínio ou tubo de filme de PVC aqueles de embrulhar comida. Um pedaço de papel vegetal Elástico ou fita adesiva Modo de fazer: Fure o tubo com lápis ou recorte os furos, mas cuidado: se for usar alguma coisa que corte, peça ajuda para um adulto, ok? Prenda o pedaço de papel vegetal em uma das extremidades com elástico ou fita adesiva. Toque a flauta soprando pelo lado que ficou aberto e fechando e abrindo os furos com os dedos
Violão de Caixa de Sapatos Você vai precisar: 01 caixa de sapatos 06 elásticos Fita adesiva Modo de fazer: Recorte uma abertura na tampa da caixa de sapatos. Prenda a tampa com fita adesiva. Coloque os 06 elásticos no centro da caixa, sobre o buraco, conforme a figura acima e divirta-se!
Tambor de Pote Plástico ou Lata Você vai precisar: 01 pote plástico ou 01 lata com tampa plástica Barbante ou Corda Modo de fazer: Enfeite seu pote ou lata. Você pode imprimir um desenho de seu personagem preferido e colar. Faça 2 furos no pote ou lata, passe o barbante e amarre por dentro. Pendure no pescoço e toque com uma colher ou pedaço de pau (use um “rashi” – talher de comida japonesa).
Chocalho
6 tampas de garrafas (amassadas);
. 2 pregos;
. 1 tábua de madeira;
. (1 martelo).
Modo de construção:
1. Tira o plástico das tampas;
2. Pede a um adulto que as amasse;
3. Volta a pedir-lhe que, com um prego, faça um furo no centro de cada tampa;
4. Enfia três tampas em cada prego;
5. Pede novamente a um adulto que pregue os dois pregos numa das extremidades da tábua, um por baixo do outro.