Literatura & HQ





"A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida.
(Cesare Pavese)




Olá ! Inauguramos neste momento que antecede as férias mais um espaço em nosso meio virtual. A partir de agora traremos também contéudo literário sobre os nossos assuntos tratados em sala de aula e outros temas que surgirem. Alias um fato interessante é que no início a História era tratada como um ramo da literatura, depois com o passar dos anos ganha o rigor científico e o status de ciência que mantém até os dias de hoje. Ler é vivenciar uma experiência intima, pessoal e gostosa que se torna ainda melhor quando é compartilhada. Por isso encontraremos aqui algum material que estará compartilhado com o sentido de estimular vocês a encontrar novas possibilidades, vidas, cultura, arte e muito mais, seja folheando as páginas das edições, seja no clique da barra de rolagem de seu arquivo em pdf ou .doc.
Para iniciarmos lembram de que no dia do índio, fizemos um breve estudo sobre uma tribo brasileira, os Kadiwéus ? Pois bem, que tal conhecer um pouco mais da língua e cultura deste povo ? Topa ? Então vamos lá !
Clicando no link abaixo você poderá realizar o download do dicionário Português/Kadiwéu:

(clique para baixar o arquivo)




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Aventuras na História  - A guerra do Vietnã


- Ensaio Geral - O exemplo da Coréia
- O massacre de civis em My Lai
- Drogas nos campos de batalha
- Paz e Amor: o povo contra o conflito
- O general Giap toma Saigon
- As armas decisivas
- A guerra do Rock'n'Roll e do Cinema

Download : Aventuras na História 

Às inimigo - um poema de guerra




Exibe a angústia mental e desespero emocional que aflige os veteranos de guerra por toda a sua vida. Ao ser entrevistado por um veterano do Vietnã, Ás Inimigo, o maior piloto de combate da Primeira Guerra Mundial, revive o horror de seus dias de luta. Enquanto ele revive as suas aventuras como um piloto alemão, torna-se evidente que, embora separados por gerações e de ter lutado em guerras diferentes, estes dois homens sofrem com a mesma aflição emocional. Na sua natureza gráfica, este livro revela que algumas das maiores vítimas da guerra são os sobreviventes.



A guerra de luz e trevas



Laz é um ex-soldado da guerra do Vietnã, que perdeu as duas pernas na batalha. Ele tem "alucinações", onde fica sabendo que os seus amigos que morreram na guerra foram transportados para outra dimensão onde participam da eterna luta entre o bem e o mal. Ele próprio embarca na aventura, contra as forças demoníacas de Na. O mais legal da HQ é que entre uma e outra das histórias das seis partes, há trechos da "Escritura da Libertação Estelar dos Menteps", uma espécie de livro sagrado, havendo referências a capítulos e versículos do tal livro. Escrito por Tom Veitch, com ilustrações e cores de Cam Kennedy. A polêmica atual é se o novo filme de James Cameron, "Avatar" plagiou a história(lançada em 1987). Porque os autores da obra apresentaram um roteiro a Cameron, que recusou por não ter tempo. E tempos depois surge o "Avatar" onde um soldado também paralitico, parte para uma guerra intergaláctica. Minissérie em 6 Edições reunidas em 1 Link.


Maus - Art Spielgman



Maus (“rato”, em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. 



Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas -história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. 

Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. 



Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

Link para download.: Maus

O diário de Anne Frank










Anne Frank é uma menina judia que, durante a Segunda Guerra Mundial, teve que se esconder para se escapar dos nazistas. Juntamente com mais sete outras pessoas, ela esconde-se no Anexo Secreto, localizado no canal Prinsengracht, nº 263, em Amsterdam. Depois de pouco mais de 2 anos escondidos, eles são descobertos e enviados para campos de concentração. O pai de Anne, Otto Frank, é o único das oito pessoas que sobrevive. Depois da sua morte, Anne torna-se famosa no mundo inteiro por causa do diário que escreveu quando ainda estava escondida.
Anne Frank nasceu a 12 de junho de 1929, na cidade alemã de Frankfurt am Main, lugar onde a família do seu pai já vivia por várias gerações. A irmã de Anne, Margot, é três anos e meio mais velha que ela. A crise económica, a ascensão de Hitler ao poder e o crescimento do antissemitismo colocou fim à vida tranquila da família. Otto Frank e a sua mulher Edith decidem, como vários outros judeus, deixar a Alemanha.
Otto consegue estabelecer um negócio em Amsterdam (Holanda) e a família encontra uma casa em Merwedeplein. As filhas vão para a escola, Otto trabalha muito no seu negócio e Edith cuida da casa. À medida que a ameaça de guerra cresce na Europa, Otto e a sua família tentam emigrar para a Inglaterra e Estados Unidos porém, essas tentativas falham. No dia 1 de setembro de 1939, a Alemanha invade a Polônia. Começa a Segunda Guerra Mundial.
A 10 de maio de 1940, as tropas alemãs invadem a Holanda. Cinco dias depois a Holanda rende-se. Com o país ocupado, rapidamente são aplicadas leis contra os judeus. Tais leis impõem, cada vez mais, restrições que afetam tanto a vida pessoal de Otto e sua família, como o seu negócio. Otto tenta emigrar com sua família para os EUA mas não consegue. Fica cada vez mais claro que a família terá que se esconder. É preparado então o  esconderijo, no prédio onde fica a empresa de Otto.
A 5 de julho de 1942, Margot Frank recebe uma convocação para se apresentar para o campo de trabalho forçado na Alemanha. Logo no dia seguinte, a família Frank vai para o esconderijo. A família Van Pels vai para lá uma semana depois e em novembro de 1942 chega uma oitava pessoa ao esconderijo, o dentista Fritz Pfeffer. Eles ficam a morar no Anexo Secreto durante dois anos.
As pessoas no esconderijo têm que se manter em silêncio, frequentemente sentem medo e, bem ou mal, passam o tempo uns com os outros. Eles são ajudados pelos funcionários do escritório - Johannes KleimanVictor KuglerMiep Gies e Bep Voskuijl - além do marido de Miep Gies, Jan Gies, e do gerente do armazém Johannes Voskuijl, o pai de Bep. Esses ajudantes tratam não somente de trazer alimentos, roupas e livros; eles também significam o contato com o mundo exterior para as pessoas no esconderijo.
Pouco antes de ir para o esconderijo, Anne recebe um diário de presente de aniversário. Ela começa a escrever imediatamente e, durante o seu tempo no esconderijo, escreve sobre os acontecimentos no Anexo Secreto bem como sobre si mesma. O seu diário é um grande apoio para ela. Anne também escreve contos e coleciona as suas frases favoritas de outros escritores no seu Livro de Belas Frases.
Quando o Ministro da Educação, através da rádio inglesa, faz um pedido  para as pessoas guardarem os diários de guerra, Anne decide editar o seu e criar um romance chamado "O Anexo Secreto". Ela começa a reescrever o seu diário, mas antes que consiga terminar, ela e as outras pessoas do esconderijo são presas.
No dia 4 de agosto de 1944 as pessoas que estavam escondidas são presas juntamente com os ajudantes Johannes Kleiman e Victor Kugler. Através da sede do Serviço de Segurança alemão (Sichterheidsdienst), das prisões e do campo de transição de Westerbork, eles são deportados para Auschwitz. Os dois ajudantes são enviados para o campo de Amersfoort. Johannes Kleiman é libertado pouco depois da detenção e, seis meses mais tarde, Victor Kugler consegue escapar. Imediatamente após a prisão, Miep Gies e Bep Voskuijl resgatam o diário de Anne e papéis que foram deixados para trás no Anexo Secreto. Apesar de intensas investigações, nunca ficou claro como o esconderijo foi descoberto.
Otto Frank é o único das oito pessoas do esconderijo que sobrevive à guerra. Durante a sua longa viagem de volta à Holanda, ele fica a saber que sua mulher, Edith, morreu. Ele ainda não sabe o que aconteceu às suas filhas e mantém a esperança de reencontrá-las vivas. O seu retorno a Amsterdão ocorre no início de junho. Ele vai diretamente encontrar-se com Miep e Jan Gies e permanece com eles por mais sete anos.
Em julho, na tentativa da encontrar as suas filhas, Otto recebe a notícia de que ambas morreram de doença (Tifo) e fome em Bergen-Belsen. Miep Gies entrega-lhe então o diário e os papéis de Anne. Otto lê o diário e descobre uma Anne completamente diferente.
Anne escreveu no seu diário que queria tornar-se escritora ou jornalista e que gostaria de ver o seu diário publicado como um romance. Amigos de Otto Frank convenceram-no da grande expressividade do diário e, em 25 de junho de 1947, "O Diário de Anne Frank" é publicado numa edição de 3.000 exemplares. Seguem-se a esta, muitas outras edições, traduções, uma peça de teatro e um filme.


Pessoas de todos os lugares do mundo passam a conhecer a história de Anne Frank. Ao longo dos anos, Otto Frank responde a milhares de cartas de pessoas que leram o diário da sua filha. Em 1960, a Anne Frank House torna-se um museu. Otto Frank permanece envolvido com a Anne Frank House e com campanhas pelo respeito dos Direitos Humanos até à sua morte, em 1980.


Links para pesquisa: http://www.annefrank.org/pt/





Link para download do livro: O diário de Anne Frank



Desenhe o estilo mangá





Iniciantes podem aprender desde o início composição e estrutura de personagens (humanos, animais e mechas) e para os intermediário, Hachuras,  Arte Finalização e até quadrinização.
Uma apostila completa e indispensável para qualquer um que se interesse pela arte do mangá.


link.: Apostilas de mangá



As Grandes Batalhas Vol.01 - Blitzkrieg: Tempestade sobre Varsóvia





Segunda Guerra Mundial, o maior conflito de toda a história da Humanidade. Nesta obra Pierre Dupuis recolheu uma verdadeira soma de experiências humanas que constituem um extraordinário olhar sobre este conflito. Explorando metodicamente as principais fases desta guerra, faz-nos viver a trágica epopeia de milhões de homens e mulheres. Como grande repórter apaixonado pela verdade, o autor sabe reconstituir a vida quotidiana da época, trazendo a tona os aspectos mais complexos deste conflito internacional. Neste volume de estréia nos apresenta a Blitzkrieg, a guerra relâmpago nazista, que em apenas três sangrentas semanas arrasou com a Polônia, depois com França, Bélgica e Holanda tendo que enfrentar esta força que parecia imbatível. A Europa enfrenta uma de suas piores tragédias!

Link.: Blitzkrieg

A busca







Esther é uma garota de dezesseis anos que leva uma vida tranquila na Alemanha. Quando Hitler sobe ao poder, a sua rotina se transforma radicalmente. Os colegas a ignoram na escola, os professores ensinam que os judeus são inimigos da nação, e seu melhor amigo é proibido de vê-la por serem de origens diferentes. Um dia, ao voltar para casa, recebe a noticia de que seus pais foram capturados pela polícia nazista. Sem ter para onde ir, refugia-se em uma fazenda na Holanda e começa uma rotina pela sobrevivência. Muitos anos depois, em uma espécie de acerto de contas com o passado, Esther volta ao lugar que lhe serviu de abrigo em busca de informações sobre as pessoas com quem morou na época. Ao narrar essa história, ela traça também um amplo panorama das mudanças sofridas no mundo durante o nazismo. Sem perder de vista que se trata de um livro para jovens, A busca é um relato ficcional sobre como as ideias de um homem afetaram de modo tão brutal a vida de milhares de pessoas.


Link.: A busca


Liberdade: um sonho americano
(Frank Miller)







América do Norte, aurora do século 21. Os Estados Unidos vivem sob as rédeas de um tirânico presidente que governa pela força das armas e das mentiras. Uma nação imperialista ao extremo e em guerra com 40 países do mundo inteiro. É nesse mundo que Martha Washington, uma jovem negra oriunda da classe baixa, está prestes a galgar uma extraordinária carreira militar, por meio da qual ela sonha salvar seu país da podridão que o infesta por dentro, bem como de seu pior inimigo... o homem que ocupa a Casa Branca. Se você não conhecia esta fantástica minissérie de Frank Miller e Dave Gibbons, eis sua chance de descobrir uma das mais brilhantes histórias em quadrinhos dos anos 90. 







Deuses americanos
Neil Gaiman





"American Gods" é um romance de Neil Gaiman. O romance é uma mistura de fantasia e várias vertentes da mitologia antiga e moderna, tudo centralizado em um misterioso e taciturno protagonista Shadow.
A premissa central do romance é a de que os deuses e as criaturas mitológicas existem porque as pessoas acreditam neles. Os imigrantes que chegaram aos Estados Unidos levaram consigo espíritos e deuses. Porém, o poder destes seres mitológicos foi diminuindo à medida que as crenças das pessoas foram desaparecendo. No entanto surgiram novos deuses que refletem as obsessões dos americanos com os media, as celebridades, a tecnologia e as drogas, entre outros.


Shadow é um ex-condenado que é libertado mais cedo da prisão quando a sua esposa Laura Moon e o seu melhor amigo Robbie morrem num acidente de viação, deixando-o completamente só. Shadow, que também está falido, aceita trabalhar como guarda-costas para um vigarista misterioso chamado Mr. Wednesday que parece saber mais sobre a sua vida do que deixa transparecer. Shadow e Wednesday viajam por todos os Estados Unidos para visitarem os colegas estranhos de Wednesday até Shadow perceber que Wednesday é a incarnação do deus Odin. Wednesday está a tentar reunir manifestações americanas dos Velhos Deuses da mitologia antiga, cujos poderes diminuíram com o decréscimo de crentes, para participarem numa batalha épica contra os Novos Deuses Americanos: manifestações da vida moderna e da tecnologia tais como a internet, os media e os meios de transporte modernos.
Personagens

  • Shadow Moon – Um ex-condenado que se torna no guarda-costas e "moço de recados" de Mr. Wednesday, uma encarnação do deus nórdico Odin.
  • Laura Moon - A esposa de Shadow Moon que morreu num acidente de automóvel no início do romance poucos dias antes da data de libertação de Shadow da prisão.
  • Samantha "Sam" Black Crow - Uma estudante universitária que Shadow conhece durante a sua viagem quando esta lhe pede boleia. Ela torna-se na sua confidente e pode ter ligações místicas próprias.
  • Chad Mulligan - Um chefe de polícia de bom coração que se torna amigo de Shadow em Lakeside.
Velhos Deuses:
  • Mr. Wednesday – Odin, o deus nórdico do conhecimento e da sabedoria, aspetos que ele usa para sua vantagem como burlão. Ele passa a maioria da história a tentar reunir os velhos deuses para se juntarem a ele numa guerra inevitável.
  • Czernobog – O deus eslavo da escuridão e irmão gémeo de Bielebog, o deus da luz.
  • Irmãs Zorya  - As irmãs Zorya, parentes de Czernobog, são irmãs que representam a Estrela da Manhã (Zorya Utrennyaya), a Estrela da Noite (Zorya Vechernyaya) e a Estrela da Meia-Noite (Zorya Polunochnaya). De acordo com a crença eslava, elas servem Dažbog que vigia o cão do dia do julgamento, Simargl, que está preso à estrela Polaris na constelação da Ursa Menor, o "pequeno urso". Se a corrente que o prende alguma vez se quebrar, o cão devorará o mundo.
  • Mr. Nancy – Ananse, um homem-aranha trapaceiro com origem em lendas africanas. É costume troçar das pessoas pela sua estupidez, um aspeto comum da sua personalidade nas velhas lendas.
  • Mr. Ibis – Tot, o deus egípcio do conhecimento e da escrita. Ele é dono de uma casa funerária em conjunto com Mr. Jacquel na cidade de Cairo, Illinois. Tem como costume escrever pequenas biografias das pessoas que levaram os seres mitológicos para a América.
  • Mr. Jaquel – Anúbis, o deus egípcio da morte e da mumificação. É um perito na preparação de cadáveres para velórios.
  • Easter – Ēostre, a deusa germânica da madrugada.
  • Mad Sweeney – Suibhne, o rei de uma velha lenda irlandesa. Apesar de não ser retratado dessa forma nesta história, ele chama-se a ele próprio "Duende", talvez para se referir à forma como os irlandeses são vistos nos Estados Unidos. É um bêbado mal educado que é mais alto do que se espera.
  • Whiskey Jack – Wisakedjak, uma figura trapaceira da mitologia algnquina. Ele vive perto de uma reserva do povo dacota com John Chapman onde é confundido com um forlktomi, um trapaceiro da sua cultura.
  • John Chapman – Johnny Appleseed
  • Low-Key Lyesmith – Loki, o deus nórdico da travessura e da astúcia.
  • Hinzelmann - Um kobold que dantes era venerado como um deus tribal por antigas tribos germânicas. Ele protege a vila de Lakeside disfarçado de idoso através do sacrifício de uma criança por ano.
  • Bilquis - Rainha de Sabá,, de acordo com a Bíblia. Acredita-se também que seja meia-jinn. Ela surge como uma prostituta que devora homens através da sua vagina.
  • Mama-Ji - Kali, a deusa hindu do tempo e da destruição. Não concorda com os ideiais de Wednesday, mas acaba por se tornar sua aliada.
Novos Deuses:
  • The Technical Boy – O novo deus dos computadores e da internet. Ele persiste na ideia de que os novos deuses devem vencer os velhos deuses. Na qualidade da personificação da internet, o seu aspeto assemelha-se ao estereótipo do utilizador gordo, arrogante e que vive na cave. Veste-se como as personagens do filme The Matrix porque acredita que tal o faz parecer fixe. Ainda parece um adolescente com acne grave porque é novo quando comparado com os outros novos deuses (apesar de se estar a tornar rapidamente num dos mais poderosos deles). As outras personagens chamam-se "o miúdo gordo".
  • Media – A nova deusa da televisão. Ela assume várias vezes a forma da personagem Lucy Ricardo da série televisiva"I Love Lucy".
  • The Black Hats – Mister World, Mister Town, Mister Wood e Mister Stone foram criados a partir da obsessão dos norte-americanos com helicópteros pretos e com os Homens de Negro. Eles trabalham como espiões dos novos deuses.
  • The Intangibles - Os novos deuses da bolsa de mercados, a personificação da "mão invisível do mercado". Eles preferem não se encontrarem diretamente com os velhos deuses porque "estão completamente a favor da ideia de deixar as forças do mercado tratarem do assunto".

Link.: American gods




A lenda de Sigurd e Gúdrun
por J.R.R. Tolkien




Muitos anos atrás, J.R.R. Tolkien compôs sua própria versão da grande lenda da antiguidade setentrional, em dois poemas estreitamente relacionados, A Nova Balada dos Völsungs e A Nova Balada de Gudrún.

Na Balada dos Völsungs é contada a linhagem do grande herói Sigurd, matador de Fáfnir, o mais celebrado dos dragões, cujo tesouro ele tomou para si. Fala-se de como ele despertou a valquíria Brynhild; de como foram prometidos um para o outro; e de sua chegada à corte dos grandes príncipes Niflungs (ou nibelungos), com os quais obteve uma fraternidade de sangue. Nessa corte nasceu grande amor, mas também grande ódio, provocado pelo poder da feiticeira, mãe dos Niflungs.

Em cenas de dramática intensidade, de identidades confundidas, paixão frustrada, ciúme e amarga contenda, a tragédia de Sigurd e Brynhild, do Niflung Gunnar e de sua irmã Gudrún escala, até o desfecho com o assassinato de Sigurd pelas mãos de seus irmãos de sangue, o suicídio de Brynhild e o desespero de Gudrún. Na Balada de Gudrún, contam-se seu destino após a morte de Sigurd, seu casamento a contragosto com o poderoso Atli, soberano dos hunos (o Átila histórico), como este assassinou seus irmãos, senhores dos Niflungs, e como ela se vingou de modo horrendo.

Numa versão derivada primariamente dos detalhados estudos da antiga poesia norueguesa e islandesa conhecida por Edda Poética, J.R.R. Tolkien empregou uma forma poética de estrofes curtas cujos versos corporificam em inglês os exigentes ritmos aliterantes e a energia concentrada dos poemas da Edda.




Odin





EddasEdas ou simplesmente Edda, é o nome dado a duas coletâneas distintas de textos do séc. XIII, encontradas na Islândia, e que permitiram iniciar o estudo e a compilação das histórias referentes aos deuses e heróis da mitologia nórdica e germânica.



Link.: J.R.R. Tolkien 



Para ler traduções de Eddas para o inglês acesse:










Chimamanda Ngozi Adichie




Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora nigeriana. Ela é reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras anglófonas que está tendo sucesso em atrair uma nova geração de leitores de literatura africana.
Nasceu na Nigéria, em 1977. Sua obra foi traduzida para mais de trinta línguas e apareceu em inúmeras publicações, entre elas a New Yorker e a Granta. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Orange Prize e o National Book Critics Circle Award.






 Site pessoal: http://chimamanda.com/




obras:



Meio Sol amarelo


Descrição do livro

Filha de uma família rica e importante da Nigéria, Olanna rejeita participar do jogo do poder que seu pai lhe reservara em Lagos. Parte, então, para Nsukka, a fim de lecionar na universidade local e viver perto do amante, o revolucionário nacionalista Odenigbo. Sua irmã Kainene de certo modo encampa seu destino. Com seu jeito altivo e pragmático, ela circula pela alta roda flertando com militares e fechando contratos milionários. Gêmeas não idênticas, elas representam os dois lados de uma nação dividida, mas presa a indissolúveis laços germanos – condição que explode na sangrenta guerra que se segue à tentativa de secessão e criação do estado independente de Biafra.

Contado por meio de três pontos de vista – além do de Olanna, a narrativa concentra-se nas perspectivas do namorado de Kainene, o jornalista britânico Richard Churchill, e de Ugwu, um garoto que trabalha como criado de Odenigbo -, Meio sol amarelo enfeixa várias pontas do conflito que matou milhares de pessoas, em virtude da guerra, da fome e da doença. O romance é mais do que um relato de fatos impressionantes: é o retrato vivo do caos vislumbrado através do drama de pessoas forçadas a tomar decisões definitivas sobre amor e responsabilidade, passado e presente, nação e família, lealdade e traição.





Sejamos todos feministas

Descrição do livro

O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo.”A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente.”Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: Você apoia o terrorismo!. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são anti-africanas, que odeiam homens e maquiagem começou a se intitular uma feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens.Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.




Americanah

Descrição do livro

Americanah – Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela se depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra. Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência. Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero.

Link.: Americanah




Hibisco Roxo

Descrição do livro

Protagonista e narradora de Hibisco Roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narraas aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.

Link.: Hibisco roxo




O triste fim de Policarpo Quaresma
(Lima Barreto)


Download do livro em pdf.: Triste fim de Policarpo Quaresma


O Cortiço
(em quadrinhos)

Link para download (formato .cbr, leitura com o Cdisplay na barra lateral do blog):  O cortiço


Lon L.Fuller
"O caso dos exploradores de caverna"




Links.: O caso dos exploradores de caverna 

        O caso dos exploradores de caverna 



Césare Beccaria
"Dos delitos e das penas"



 Links.: Dos delitos e das penas

           Dos delitos e das penas 

Thomas Hobbes
"O leviatã"





Segundo a tradição judaica ortodoxa, sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedirá para matar o Leviatã, uma criatura marinha tida por alguns como parecida com uma baleia (porém cientistas e historiadores argumentam que Leviatã era na verdade um dinossauro marinho). As duas criaturas morrerão no combate, mas o Behemoth será glorificado por cumprir a sua missão.

 Na tradição judaica ortodoxa, Behemote é o monstro da terra por excelência, em oposição a Leviatã, o monstro do mar, e Ziz, o monstro do ar. Diz uma lenda judaica que Beemote e Leviatã se enfrentarão no final dos tempos, matando-se um ao outro; então, sua carne será servida em banquete aos humanos que sobreviverem. 
 "Por volta de 1668, já quase com oitenta anos de idade, Thomas Hobbes terminava o manuscrito de Behemoth. Embora algumas edições piratas de Behemoth tenham sido publicadas nos finais de 1670, uma versão autorizada só apareceu em 1682, três anos após a morte do autor. No livro "Behemoth or the Long Parliament", diferentemente dos anteriores trabalhos Leviatã e Do Cidadão, Hobbes desenvolve uma narrativa histórica sobre guerra civil na Inglaterra compreendida entre o período de 1640 e 1660. Se um dos significados simbólicos assumidos pelo Leviatã de Hobbes é o de um Estado garantidor da paz, o Behemoth simboliza a rebelião e a guerra civil.

 Links.: O leviatã
        
         O leviatã



 Maquiável
"O príncipe"


 


Links.: O príncipe
         O príncipe 




"A Aia"
(Eça de Queiroz)



Um rei jovem e valente partira a batalhar por terras distantes, deixando só e triste a rainha e um filho pequeno. Desafortunadamente, o rei  perdeu a vida numa das batalhas e foi chorado por sua esposa. Sendo herdeiro natural do trono, o bebê estava sujeito aos ataques de inimigos dos quais e destacava o seu tio, irmão bastardo do rei morto que vivia num castelo sobre os montes, com uma horda de rebeldes. O pequeno príncipe era amamentado por uma aia, mãe de um bebê também pequeno. Alimentava os dois com igual carinho pois um era seu filho e outro viria a ser seu rei. Esta escrava iria mostrar uma lealdade sem limites.

Link.: A Aia 
Link2.: A Aia 





"O guarani"
(em quadrinhos)

   Esta história de amor e aventura se passa quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Num cenário próximo às matas verdejantes, vive Cecília, a heroína do romance. Filha de um fidalgo português, ela leva uma existência de princesa, protegida pela família. 
O índio Peri, um guarani alto e forte, tem adoração pela moça. Porém, uma série de acontecimentos coloca a vida dos dois em perigo.  

Link.: O guarani

Link 2.: O guarani

Filósofos em ação - volume 2

 

 

Com sua mistura inusitada de filosofia e bom humor o primeiro volume de Filósofos em Ação foi aclamado pela crítica e público brasileiro. Agora, o roteirista Fred Van Lente e o desenhista Rya Dunlavey retornam contando as vidas e teorias de outros importantes pensadores em meio a um tempestade de piadas, referências à cultura pop e outras maluquices geniais.

Conheça (e finalmente entenda) as teorias de Karl Marx, o Herói do Povo. Compartilhe a fúria desconstrutora de Jacques Derrida! Aprenda a dorminar o mundo com Maquiavel que, no final das contas, não era um sujeito tão mau! Descubra as polêmicas idéias de Jean-Paul Sartre, que o transformaram um dos homens mais odiados da França. Sente-se à mesa com São Tomás de Aquino, o homem, que provou a existência de Deus.

Com muito bom humor e explicações diretas entenda um pouco mais a respeito destes grandes pensadores.


Link2.: Filosofos em ação vol2

 

 

Apostilas e curso de desenho



Para os alunos que gostam de desenhar e querem aprimorar sua técnica através de estudo, disponibilizo uma série de apostilas sobre desenho e estudo de anatomia. Acessem:




Link1: Desenho


Link2: Desenho








Fly - o pequeno guerreiro

(Dragon Quest)

 

Dragon Quest Dai no Daiboken (ドラゴンクエスト - ダイの大冒険 -, "Dragon Quest - A Grande Aventura de Dai"), conhecido no Brasil como Fly, o Pequeno Guerreiro, é uma série em mangá lançada em 1990 para a Shonen Jump, que depois foi transformada em anime pela Toei Animation em 1991. O mangá tem ao todo 37 edições, mas o anime, devido à desentendimentos entre a Square-Enix e à Toei Animation, não passou dos 46 episódios. Foi exibido no Brasil pelo SBT. Ele foi inspirado no jogo de RPG Dragon Quest/Dragon Warrior da Enix.
É considerado o primeiro RPG de sucesso no Japão e precursor de toda uma geração de grandes jogos que tem como base a “jornada do herói” (monomito).



  

 

 

Edgar Allan Poe



Segundo filho de David Poe e Elizabeth Arnold, ambos atores, Edgar Poe ficou órfão ainda criança e foi adotado por um casal rico de Richmond, Virgínia, Jonh Allan e Frances Kelling Allan. Isso lhe permitiu ter uma educação de qualidade, bem como fazer uma longa viagem pela Inglaterra, Escócia e Irlanda com os pais adotivos.
Regressou aos Estados Unidos em 1822 e continuou seus estudos sob a orientação dos melhores professores dessa época. Dois anos depois, entrou para a Universidade de Charlotesville, distinguindo-se tanto pela inteligência quanto pelo temperamento inquieto, que o levou a ser expulso da escola.
A seguir, verificou-se um período ainda pouco esclarecido na vida de Poe, no qual se registram viagens fora dos Estados Unidos. Retornou a seu país em 1829 e manifestou desejo de seguir a carreira militar. Foi admitido na célebre Academia de West Point, mas acabou expulso poucos meses depois por indisciplina.
Com a morte da mãe adotiva, John Allan voltou a casar-se, com uma mulher muito jovem que lhe deu dois filhos. Isso impediu que Poe se tornasse herdeiro da fortuna paterna e ele se afastou da casa do pai adotivo, deixando Richmond. Após um período de relativa dificuldade, conheceu uma certa prosperidade ao vencer simultaneamente os concursos de conto e poesia promovidos pela revista "Southern Literary Messager".
O fundador da publicação, Thomas White, convidou-o a dirigir a revista que rapidamente se impôs ao público. Durante dois anos, Poe esteve a frente do periódico, onde pôde exibir seu talento, que se manifestava num estilo novo, no conto e na poesia, bem como pelos artigos de crítica literária que revelavam seu rigor e sensibilidade estética.
Escritor bem-sucedido, Poe casou-se com Virginia Clemm. Entretanto, ao fim de dois anos, White cortou relações com o escritor, que já desenvolvera a doença do alcoolismo. Poe passou a produzir como "free-lancer", em grande quantidade, mas sem ganhar o suficiente para manter uma vida digna e saudável, o que o levou a afundar-se ainda mais na bebida.
A morte de sua mulher agravou o problema. O escritor passou a beber cada vez mais e já sofria os primeiros ataques de delirium tremens. Numa viagem a Nova York, para tratar de negócios, parou em Baltimore e hospedou-se numa taberna onde se distraiu durante horas bebendo com amigos. Era a noite de 6 de outubro de 1849. O escritor morreu na madrugada do dia 7, aos 40 anos.
Hoje Poe é um escritor estudado e cultuado em todo o Ocidente. Entre suas obras destacam-se: The Raven (O Corvo, poesia, 1845), Annabel Lee (poesia, 1849) e o volume Histórias Extraordinárias (1837), onde aparecem seus contos mais conhecidos, como "A Queda da Casa dos Usher", "O Gato Preto", "O Barril de Amontillado", "Manuscrito encontrado numa Garrafa", entre outros, considerados obras-primas do terror.
(texto original: educacao.uol.com.br)

Títulos disponíveis:



Links1: Poe
ou
Link2: Poe

Para saber mais a respeito da vida e obras do autor, acesse:

http://www.poemuseum.org/   (site em inglês)

http://www.poestories.com/  (site em inglês)

(procure adquirir os títulos originais em livrarias. Boa leitura)

 

Star Wars - Cronologia em Quadrinhos





Uma postagem para os fãs de quadrinhos e ficção científica. Mais de 500 edições de revistas em quadrinhos no formato ".cbr" (leitura através do programa disponível aqui no blog - barra lateral - CDisplay), com a ordem cronologica estabelecida para contar tudo a respeito de Star Wars (Guerra nas estrelas).
Acesse:

Link1: Cronologia parte 1 
       
        Cronologia parte 2


ou


Link2: Cronologia 






Coleção Vagalume






A Série Vaga-Lume é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática a partir de 1972. As obras são principalmente voltadas para um público infanto-juvenil. A coleção ao longo do tempo teve algumas alterações no seu formato, mas, são inesqueciveis suas capas clássicas e suas imagens, onde os objetos ou pessoas ficam para fora do quadro tanto na capa e também no miolo. Escolhida em muitas escolas, sem esquecer que possui um suplemento de trabalho com várias atividades para o leitor.Um excelente material para treinar e aprimorar o domínio de nossa língua de modo divertido.
Nesta postagem, encontram-se 70 livros no formato pdf e epub (para leitores de e-book).  Acesse e procure conhecer também o acervo de sua biblioteca escolar.

Link1: Coleção Vagalume 
ou
Link2: Coleção Vagalume 






Star Wars

(em quadrinhos)


01 - Star Wars - Alvorecer dos Jedi
Nome Traduzido: Star Wars - Alvorecer dos Jedi
Nome Original: Star Wars - Dawn of the Jedi
Editora: Dark Horse Comics
Ano de Lançamento: 2012
Tipo de Série: Mini-Série
Total de Edições: 06
Sinopse

É uma era de lendas, antes da descoberta das viagens hiperespaciais,
antes da formação da Antiga República e antes de as filosofias dos Jedi e Sith
serem codificadas.
Esse é um conto de uma grande e mística sociedade, estabelecida e nutrida
por poderes inimaginavelmente antigos e misteriosos, em um curso de colisão
com um império fundado em trevas e morte.
Essas são as verdadeiras raízes das Ordens Jedi e Sith… o alvorecer dos Jedi.


Link1: Alvorecer Jedi
Link2: Alvorecer Jedi








ZEN

(em quadrinhos)




O zen-budismo, mais uma atitude em relação à vida do que um sistema de rígidas crenças religiosas, encontra em Zen em quadrinhos uma tradução singela e ao mesmo tempo profunda da espiritualidade humana. Tsai Chih Chung (mais conhecido como C.C. Tsai), o autor, é o melhor e mais popular cartunista do Leste Asiático. Abandonou uma bem sucedida empresa de animação para dedicar-se à tiras diárias em vários jornais do mundo. A história em quadrinhos séria (sem deixar de ser alegre) teve em C.C. Tsai um dos seus maiores precursores, quando ele começou a desenhar baseado num livro escrito há mais de duzentos anos por um famoso pensador taoísta chamado Zhuangzi.


Link: Zen em quadrinhos
ou
Link2: Zen em quadrinhos






Krishna - uma jornada gloriosa




Essa Graphic Novel (quadrinho especializado, considerado uma forma mais expressiva da arte) fala sobre o deus indiano Krishna de forma bastante didática sem deixar ponta solta e abordando a maioria dos aspectos importantes da mitologia de Krishna.



Krishna  é uma figura mitológica central do hinduísmo. Aparece em um amplo espectro de tradições filosóficas e teológicas hindus, sendo retratado em várias perspectivas: como um deus do panteão hindu, como uma encarnação de Vishnu ou ainda como a forma original e suprema de Deus. Krishna é o oitavo avatar de Vishnu.

 Brahma, Shiva e outros deuses oram às margens do Oceano de Leite pelo advento do Senhor.

Embora haja diferenças nas concepções da identidade de Krishna e nos detalhes de sua biografia, alguns aspectos básicos são compartilhados por todas as tradições. Estes incluem um nascimento milagroso, uma infância e juventude pastoris, e a vida como príncipe, amante, guerreiro e mestre espiritual ideal.

As principais escrituras que discutem a história de Krishna são o Mahabharata, o Harivamsa, o Bhagavata Purana e o Vishnu Purana.

O culto a Krishna pode ser rastreado até meados do século IV a.C. A adoração a Krishna como svayam bhagavan, ou o Ser Supremo, surgiu na Idade Média, no contexto do movimento de bhakti. A partir do século X, Krishna torna-se o assunto favorito em artes cênicas e desenvolvem-se tradições regionais de devoção, como Jagannatha em Orissa, Vithoba em Maharashtra e Shrinathji no Rajastão.

 Krishna envolto por dez de Suas infinitas encarnações

Desde a década de 1960, a adoração a Krishna espalha-se também no Ocidente, em grande parte devido ao trabalho missionário de Bhaktivedanta Swami Prabhupada e sua Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.
Em formato ".cbr" (para utilizar baixe o programa disponível na aba do blog), "Krishna - uma jornada gloriosa" é um interessante material para conhecermos mais a respeito das tradições hindus.


Link 1: Krishna
ou
Link 2: Krishna 














Heróis da TV





Uma das coisas que mais me lembra a infância, é esta revista chamada "Heróis da TV". Hoje quadrinhos são algo bem popular entre muitas pessoas, mas na década de 80, o que realmente agitava a imaginação e conquistava todo mundo eram os seriados de TV. Diversos programas, também chamados de "enlatados" com uma estética bem semelhante,estavam presentes nas tardes dos televisores brasileiros, e se hoje os heróis reinam nos cinemas, era nas TV's que mandavam nesta época. Em especial heróis como o Hulk, que tinha um seriado bastante famoso (e que eu esperava ansioso por cada novo episódio). Pouco a pouco, este jeito de se contar as histórias foi absorvido pelo mercado editorial e passou a acontecer nos enredos dos quadrinhos também. Em geral, até pelo preço, alguém acabaria colecionando apenas um herói, e acabaria fã de seu quadrinho (o que era interessante, pois a pessoa defenderia seu personagem favorito com muita propriedade, uma vez que conhecia todas as suas revistas). Mas tudo isso mudou quando a publicação da revista chamada "Heróis da TV" começou. Havia antes, uma revista com proposta semelhante chamada "Superaventuras Marvel", em que reunia-se em uma mesma edição diversos heróis com histórias próprias acompanhadas, edição a edição ou que já haviam sido publicadas em suas próprias revistas. Mas a "Heróis da TV" era mais vantajosa para o leitor porque tinha um número muito maior de páginas (mais de 100) e porque apresentava novos heróis da editora Marvel que "realmente" eram da TV (seja porque tivessem um seriado, como no caso do Hulk, seja porque tivessem desenhos animados),  além de que apresentava novas histórias e personagens como o Doutor Estranho, Surfista Prateado, Punho de Ferro, o Pantera Negra, Mestre do Kung Fu e ainda, histórias de terror como as de Drácula ou grandes sucessos do cinema, como Star Wars e Conan.

A edição número 1 foi publicada, em julho de 1979 e a última edição, número 112, foi publicada em outubro de 1988. Foram 112 edições sobre o Universo Marvel. E após o seu encerramento no Brasil, alguns personagens ganharam a própria revista, como foi o caso dos X-men.
Se você assim como eu, cresceu lendo estas revistas mate a saudade,ou se for conhecer agora e gostar de desenho, fique atento ao traço e narrativa criada pelos primeiros grandes mestres dos quadrinhos. Acesse:

 ou
Link2:  Heróis da TV








Os vingadores (os heróis mais poderosos da Terra)



Os Vingadores (Avengers no original em inglês) são um grupo de super-heróis de história em quadrinhos publicados nos Estados Unidos pela editora Marvel Comics. O grupo é em certo sentido uma resposta da Marvel para a Liga da Justiça, editada pela DC Comics.
Na histórica ficcional do grupo, seus membros fundadores são heróis consagrados da editora: Thor, Homem de Ferro,Vespa, Homem-Formiga e Hulk; e tempos depois o Capitão América. A equipe tem molde de um clube, possuindo mesmo um mordomo que os serve, de nome Jarvis. No universo fictício de histórias em quadrinhos da Marvel, a equipe tradicionalmente é a primeira a ser chamada pelo governo dos EUA quando defrontado por desafios de ordem cósmica.
A primeira aparição dos Vingadores nos quadrinhos foi em sua própria revista, intitulada The Avengers, em Setembro de 1963 (o mesmo mês de estreia de X-Men). A equipe foi criada por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers, como uma resposta à Liga da Justiça, cuja revista reunia em uma história os principais heróis da DC Comics. A Liga da Justiça já inspirara uma primeira resposta da Marvel Comics, o Quarteto Fantástico, que todavia era um grupo de heróis novos, assim como o subsequente X-Men. 
A década de 60 foi um período bastante agitado da história, com lutas sociais e transformações pelo mundo todo. De certo modo, uma das explicações para o sucesso da Marvel, foi justamente canalizar estes conflitos humanos em suas histórias, coisa que acontece até hoje e resulta no sucesso comercial de seus filmes no cinema. Também é uma forma interessante de aprimorar suas técnicas de desenho, observando o traço mais simples dos grandes mestres dos quadrinhos em seus primeiros anos.
Nesta postagem temos as primeiras edições dos Vingadores do nº.01 ao 114, traduzidas para o português e restauradas. Todas são fruto de trabalho de fãs, que querem preservar viva esta forma incrível de arte. Para poder ler as edições acesse a  nossa barra lateral, baixe e instale em seu pc o programa CDisplay, leitor de quadrinhos.



A história

Loki, o deus Asgardiano da trapaça, traçou uma vingança contra seu meio-irmão Thor, atraindo o Hulk para concretizar seu plano. Loki enviou um pedido de socorro para Thor, que também foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem Loki, o Homem-Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam Os Vingadores.A escalação da equipe mudou quase que instantaneamente: o Homem-Formiga se tornou o Gigante, e o Hulk, ao perceber o quanto os outros temiam sua personalidade instável, deixou-a ao final da segunda edição. A tentativa de conter o Hulk levou os Vingadores a combater Namor, O Príncipe Submarino, e isso por sua vez, levou a equipe ao primeiro marco em sua história – o retorno do Capitão América, em The Avengers #4 (Março de 1964). O patriótico herói dos anos 1940 foi encontrado congelado em animação suspensa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E precisava de um lugar onde pudesse se ajustar já que era um homem afastado décadas de seu tempo.

Links:  Vingadores   ou   Vingadores 

Boa leitura!







Ciências Sociais








Ciências Sociais é um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui antropologia, biblioteconomia, estudos da comunicação, marketing, administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciência política, estatística, economia, direito, psicologia, filosofia social, sociologia e serviço social.
Nesta postagem, disponibilizo uma coletânea de 167 Livros de Ciências Sociais e Antropologia, no formato ".pdf", incluindo clássicos de Durkheim, Levi Strauss e Max Weber.

Acesse: Ciências Sociais  ou  Ciências Sociais


Lista de obras:

AGUIAR, N. Gênero e ciências humanas
ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha ensaios sobre a nova morfologia do trabalho
ARON, Raymond. A Era da Tecnologia
ARON, Raymond. Dezoito Lições Sobre a Sociedade Industrial
ARON, Raymond. Estudos Sociológicos
BACZKO, B. Imaginação social
BECKER, H. Outsiders Estudos de sociologia do Desvio
BOAS, F. As limitações do método comparativo da antropologia & Os métodos da etnologia In Antropologia cultural
BOLAÑO, C. Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo
BONAVIDES, P. Ciência política
BOZON, M. Sociologia da sexualidade
BRANDÃO, C. A formação do homem moderno vista através da arquitetura
BRANDÃO, C. O que é folclore
BRANDÃO, J. Mitologia Grega Volume 1
CAMPBELL; BARBOSA (org.). Cultura,consumo e identidade
CAMPOS, J; RAUEN, F (org). Tópicos em teoria da relevância
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas
CARDOSO, Fernando Henrique. Livros que Inventaram o Brasil
CARSSOLA, R. O que é Suicídio
CASTRO, C. Evolucionismo Cultural
CASTRO, E. Etnologia Brasileira
CIPRIANI, R. Manual de Sociologia da Religião.
CLASTRES, P. A fala sagrada
CLASTRES, P. A Sociedade Contra o Estado
CLASTRES, P. Arqueologia da violencia – pesquisas de antropologia politica
CLASTRES, P. Crônica dos Índios Guayaki
COHN, G. (org). Weber – Sociologia
CUCHÉ, D. A noção de cultura nas Ciências Sociais
DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico
DURKHEIM, Émile. Da Divisão Social do Trabalho
DURKHEIM, Emile. Montesquieu e Rousseau pioneiros da sociologia
DURKHEIM, Émile. O Suicídio
ELIA, L. O conceito de sujeito
ELIADE, M. A Prova do Labirinto
ELIADE, M. Ferreiros e alquimistas
ELIADE, M. Imagens e Símbolos
ELIADE, M. Mito do eterno retorno
ELIADE, M. Mito e realidade
ELIADE, M. O sagrado e o profano
ELIADE, M. Tratado de historia das religiões
ELIOT, T. S. Notas para a Definição de Cultura
FEATHERSTONE, M. Cultura do consumo e pós-modernismo
FELDMAN-BIANCO, B. Antropologia das Sociedades
FERNANDES, Florestan. Em busca do socialismo
FERNANDES, Florestan. O significado do protesto negro
FERRELL, Jeff. Tédio, Crime e Criminologia um convite à criminologia cultural
FREINET, C. Pedagogia do bom senso
FRY, Peter; McRAE, Edward. O Que é Homossexualidade
FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil
FURTADO, Celso. Seca e Poder
GAUER, R. (org.). Criminologia e sistemas jurídicos penais contemporâneos, vol. II
GEERTZ, C. A Interpretação das Culturas
GEERTZ, C. Anti anti-relativismo
GEERTZ, C. Nova luz sobre a antropologia
GIDDENS, Anthony. A estrutura de classes das sociedades avançadas
GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade – Sexualidade, amor & Erotismo nas sociedades modernas
GIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade
GIDDENS, Anthony. As novas regras do método sociológico
GIDDENS, Anthony. Capitalismo e Moderna Teoria Social
GIDDENS, Anthony. Dualidade da Estrutura
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade
GIDDENS, Anthony. Novas Regras do Método Sociológico
GIDDENS, Anthony. O mundo em descontrole
GIDDENS, Anthony. O Mundo na Era da Globalização
GIDDENS, Anthony. Política, Sociologia e Teoria Social
GIDDENS, Anthony; PIERSON. Conversas com Anthony Giddens
GIDDENS; TURNER (orgs.). Teoria Social hoje
GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos
GRIMAL, P. A mitologia Grega
GUERRA; TELES (orgs.). Lacunas do real – Leituras de Slavoj Zizek
GUIMARAES, A. Classes, Raca e Democracia
HALBWACHS, M. A memória coletiva
HALBWACHS, M. Cadres sociaux de la mémoire
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade
HALL, Stuart. Da Diáspora – identidade e mediações culturais
HARVEY, David. La condicion de la posmodernidad
JAGGAR; BORDO. Gênero, corpo e conhecimento
LE BRETON, D. A sociologia do corpo
LE BRETON, D. Sinais de identidade
LEACH, E. Antropologia (Org.)
LESSA, S. Mundo dos homens
LÉVI-STRAUSS, C. A estrutura dos mitos in Antropologia estrutural
LÉVI-STRAUSS, C. [et al]. Raça e Ciência
LÉVI-STRAUSS, C. ‘A ciência do concreto’
LÉVI-STRAUSS, C. A Oleira Ciumenta
LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia Estrutural
LÉVI-STRAUSS, C. As Estruturas Elementares do Parentesco
LEVI-STRAUSS, C. Mito e significado
LÉVI-STRAUSS, C. Mitológicas 1 – O Cru e o cozido
LÉVI-STRAUSS, C. Mitológicas 2 – Do mel _ s cinzas
LÉVI-STRAUSS, C. Mitológicas 3 – Origem dos modos à mesa
LÉVI-STRAUSS, C. O feiticeiro e sua magia in antropologia estrutural
LÉVI-STRAUSS, C. O Olhar distanciado
LÉVI-STRAUSS, C. O Pensamento Selvagem
LÉVI-STRAUSS, C. O Suplício do Papai Noel
LÉVI-STRAUSS, C. Totemismo Hoje
LÉVI-STRAUSS, C. Tristes trópicos
LÉVI-STRAUSS, C; ERIBON, Didier. De Perto e de Longe
LOURO, G. O Corpo Educado
LUENGO, F. A Vigilância Punitiva – Os educadores na medicalização da infância
LUHMANN, Niklas. Sociologia do Direito I
LUHMANN, Niklas. Sociologia do Direito II
MAAR, W. O que é política
MAFFESOLI, Michel. A transfiguração do político, a tribalização do mundo.
MAGNO, Albino. Mitologias.
MAHEIRIE, K. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade
MALINOWSKI, Bronislaw. Sexo e Repressão na Sociedade Selvagem
MOORE, C. Racismo e Sociedade
MOORE, Carlos. Marxismo e a questão racial
MOURA, C. Sociologia política da guerra camponesa de canudos
MÜLLER, Friedrich. Quem é o Povo – A Questão Fundamental da Democracia
NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem
NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem
OLIVEIRA, Ariovaldo. Geografia das lutas do campo
OLIVEN, R. A Antropologia de Grupos Urbanos
ORBACH, Susie. Gordura é uma questão feminista
ORTIZ, Renato (org). Bourdieu – Sociologia
PATAI, Raphael. O Mito e o Homem Moderno
PATEMAN, C. Participação e Teoria Democrática
PÉCAUT, D. Os intelectuais e a Política no Brasil
PENAFRIA, M. (org.). Estéticas do digital
PERELMAN, Chaim. Ética e Direito
QUIJANO, A. Colonialidade, poder, globalização e democracia
RIBEIRO, Darcy. Maíra
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro
ROCHA, E. O Que é Etnocentrismo
ROSDOLSKY, R. Gênese e estrutura do Capital de Karl Marx
ROUANET, S. As Razoes do Iluminismo
SAFATLE, V. Cinismo e Falência da Crítica
SAFATLE, V. Espelhos sem imagens – mimesis e reconhecimento
SAID, E. Cultura e Imperialismo
SAID, E. Orientalismo
SANTOS, Boaventura de S. (org.) Reconhecer para libertar os caminhos do cosmopolitismo cultural
SANTOS, Boaventura de S. (org.). A globalização e as ciências sociais
SANTOS, Boaventura de S. (org.). Democratizar a democracia os caminhos da democracia participativa
SANTOS, Boaventura de S. A crítica da Razão Indolente
SANTOS, Boaventura de S. Pela Mão de Alice o social e o político na pós-modernidade
SANTOS, Boaventura de S. Um Discurso Sobre as Ciências
SANTOS, Milton. O Centro da Cidade de Salvador
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova
SAWAIA, B. (org.) As artimanhas da exclusão
SCHIEBINGER, Londa. O Feminismo Mudou a Ciência
SCHNEIDER, S. Teoria social, agricultura familiar e pluriatividade
SENNETT, R. O corpo e a cidade na civilizacao ocidental
SENNETT, R. A Cultura Do Novo Capitalismo
SILVA, J. G. O que é questão agrária
SOARES, C. Imagens da Educação no Corpo
SOARES, M. Representações, jornalismo e a esfera pública democrática
VALLS, A. O Que é Ética
VELHO, Gilberto (org). O desafio da cidade
VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (org.). Mediação, cultura e política
WACQUANT, Loic. Insegurança social e o surgimento da preocupação com a segurança
WACQUANT, Loic. Prisões da Miséria
WACQUANT, Loic. Punir os Pobres
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (Cia. das Letras)
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (Pioneira)
WEBER, Max. Ciência e Política – duas vocações
WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais, Parte 1
WEBER, Max. Os Fundamentos Racionais e Sociológicos da Música
WEBER, Max. Sociologia [organizado por Cohn].
WEBER, Max. Textos selecionados (Os Economistas)
WELFFORT, F. (org.) Os clássicos da política.
WOLF, Naomi. O Mito da Beleza













A lenda de Zelda

 


A história de Zelda é um sucesso graças à inovadora narrativa, na época foi considerada um dos primeiros games épicos. O motivo dos diferentes jogos serem facilmente conectados, é a forma como são criados, os desenvolvedores geralmente se dedicam à jogabilidade e tema e só definem o enredo no final do projeto. O resultado é a criação de um universo onde todos os elementos dos diferentes jogos são bem definidos. A maioria das séries giram em torno do personagem principal Link, um jovem guerreiro vestindo uma túnica verde, na qual é dada a missão de salvar a Princesa Zelda. Ganondorf é o principal vilão da história, muitas vezes aparece no final da jornada como o último desafio. A trama acontece no mundo de Hyrule criado pelos deuses de ouro, muito dos detalhes da criação de Hyrule é sutilmente revelado durante as diferentes sagas e aventuras de Link.

Anos 80

The Legend of Zelda foi lançado no Japão em 1986 para o Famicom, a primeira plataforma da Nintendo, um ano depois chega ao mercado norte americano e europeu. O jogo contava com um extra, uma segunda aventura acessível ao completar todas as missões, novas tarefas, itens e inimigos, eram destravados.
O segundo game, Zelda II: The Adventure of Link inovou no modo de jogar trocando a perspectiva de cima para baixo, pelo side-scrolling, onde os personagens se moviam da direita para a esquerda. Foi desenvolvido para NES, a nova plataforma da Nintendo da época, chegou aos Estados Unidos e Europa um ano após o seu lançamento em 1987.

Anos 90

Em 1991 foi lançado para SNES A Link to the Past, o terceiro game da série trouxe de volta o modo tradicional de jogar e adicionou o conceito de uma dimensão alternativa, The Dark World. Uma nova versão foi lançada para Game Boy Advanced em 2002.
Link’s Awakening chegou em 1993, foi o primeiro Zelda para Game Boy, a história se passava fora de Hyrule e a princesa Zelda não participava da aventura. Em 1998 foi relançado como um extra colorido e com fases que permitiam a edição com o Game Boy Printer.
Depois de um hiato, a Nintendo lança em 1998 Ocarina of Time para Nintendo 64, marcando a transição da série para o mundo 3D. Foi um grande sucesso, ficou conhecido como Zelda 64, obteve boa críticas das revistas especializadas e entrou para a lista dos melhores jogos de todos os tempos. Em 2006 foi classificado como o melhor jogo para esse console.

 No blog você poderá seguir toda a grandiosidade desta aventura. Baixe os mangás, e conheça mais:

link 1 - zelda skyward  link 2 - zelda skyward

link 1 - zelda ocarina  link 2 - zelda ocarina



link 1 - zelda 4 swords   link 2 - zelda 4 swords


link 1 - link to the past   link 2 - link to the past 






 

Poesias de Florbela Espanca







Florbela Espanca (Vila Viçosa, 8 de Dezembro de 1894 — Matosinhos, 8 de Dezembro de 1930), batizada como Flor Bela de Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas trinta e seis anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de emoção.
Selecionamos 7 obras para conhecer, um pouco mais de seu trabalho. Gostando, procure adquirir seu material em livrarias.

Link1 - Florbela Espanca 

Link2 - Florbela Espanca



  Manhua - City of Darkness

 





City of Darkness é um manhua completamente colorido que trata sobre gangues em uma cidade hoje esquecida e já destruída de Hong Kong. Basicamente uma grande favela, gigantesca, lugar que tinha a maior densidade demográfica do mundo enquanto existia. A cidade hoje já foi demolida, como já citado, mas como ela seria em seus tempos mais difíceis? Em tal lugar, onde a polícia não intervinha e até mesmo a lei era pouco praticada, veremos a jornada de vários personagens em busca de poder, fama, dinheiro, e enquanto isso, nosso personagem em foco atrás de vingança!
Mas... o que é um manhua?
Manhua (chinês Tradicional: 漫畫, chinês simplificado: 漫画, pinyin: mànhuà), é a palavra chinesa para histórias em quadrinhos produzidas na China. Possivelmente pela existência de uma maior liberdade de expressão artística e ligação internacional mais próxima com o Japão, Hong Kong e Taiwan tem sido até este momento os principais centros de publicação de manhua.
Os exemplos mais antigos de desenhos chineses são relevos de pedra do século 11 a.C. e cerâmica. Outros exemplos incluem desenhos simbólicos da dinastia Ming, um desenho satírico intitulado "pavões" pela precoce artista Dinastia Qing Zhua Da, e um trabalho chamado "Ghosts 'Farsa Pictures" de 1771 por Luo Liang-shui.
A introdução de métodos de impressão litográfica derivado do Oriente foi um passo fundamental na expansão da arte no início do século 20. Começando em 1870, desenhos satíricos publicados em jornais e revistas. Pelo tamanho de livros de bolso na década de 1920 de imagem como Lianhuanhua eram populares em Xangai. Eles são considerados os antecessores do manhua dos dias modernos.Ao contrário de outras publicações orientais, a leitura do Manhwa é feita de maneira ocidental, da esquerda para direita.





 Acesse os 15 primeiros capítulos:

Link1 - Cidade das Trevas 

Link2 - Cidade das Trevas 

 

 

 

O último cavaleiro andante









Depois de A princesa e o sapo e Moby Dick, Will Eisner usa a linguagem da história em quadrinhos para apresentar aos leitores jovens um dos maiores clássicos da literatura mundial: Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes (1547-1616). Em ritmo movimentado, ele conta as aventuras do sonhador que era visto como um velho maluco e mostra de que maneira os sonhos de Dom Quixote acabaram sendo eternizados.
Este título encontra-se disponível também em livrarias, procure comprá-lo após a leitura e exclua o arquivo de download.

Link: download
Link2: download







 Crônicas Saxônicas







 Criada por Bernard Cornwell, Crônicas Saxônicas, conta a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.
  Crônicas Saxônicas, é publicado no Brasil, caso goste procure adquirir o livro impresso.


Links.: 

vol.1 - O último reino

opção 1 - download

opção 2download
 
vol.2 - O cavaleiro da morte

opção 1download

opção 2 - download 

vol.3 - Os senhores do norte

opção 1 - download

opção 2 - download 

vol.4 - A canção da espada

opção 1 - download

opção 2 - download 

vol.5 - Terra em chamas

opção 1 - download

opção 2 - download 

vol.6 - Morte dos reis

opção 1 - download

opção 2 - download 
vol.7 - O guerreiro pagão

opção 1 -  download

opção 2download





Coleção Primeiros Passos





 A Coleção Primeiros Passos é um sucesso editorial da Editora Brasiliense, com centenas de volumes sobre os mais diversos assuntos. De política, filosofia e religião a assuntos do cotidiano, praticamente em todas as bibliotecas das escolas públicas esta coleção de livros se mostra como uma primeira ferramenta do aluno curioso sobre seu mundo. Eu mesmo tenho, algumas edições que guardo com muito carinho como, por exemplo, o "O que é aventura.", que ganhei de um amigo a muito tempo.
Reuni aqui algumas edições interessantes. Realize o download, mas sempre que possível, compre nas livrarias ( o valor de cada livro é bem baixo e de fácil aquisição) ou procure em bibliotecas.

Acesse: Coleção primeiros passos

Títulos:







__________________________________________________________

Sugestões de Leitura


Contexto Cientifico/Ficção

                      

Contexto Medieval



Contexto Navegadores/Expansionismo Marítimo Comercial



---------------------------------------------------------------------------------






" - Ah o professor postou os livros !"
" - Mas e isso de HQ ?!"



Foi mais ou menos isto que eu fiquei imaginando que vocês alunos pensariam ao tomar contato com nossa nova página aqui no Blog.

=)

Explico ! o "HQ" do título da página significa: História em Quadrinhos...
E por que teremos HQ's em nosso blog ? Simples porque as Histórias em quadrinhos são uma das formas de expressão da humanidade mais interessantes. Aliás as Hq's tem um status muito importante como arte. Histórias em quadrinhos são a 9ª. arte...


O homem, em sua infinita insatisfação e busca por expressão, inventou o cinema. E o cinema maravilhou apreciadores e encantou criadores. E Ricciotto Canudo o considerou a mais completa das artes, pois englobava todas as outras artes. E em 1923 publicou o "Manifesto das Sete artes" organizando-as da seguinte forma:
1ª Arte – Música (som);
2ª Arte – Dança/Coreografia (movimento);
3ª Arte – Pintura (cor);
4ª Arte – Escultura (volume);
5ª Arte – Teatro (representação);
6ª Arte – Literatura (palavra);
7ª Arte – Cinema (integra os elementos das artes anteriores).
A partir daí as artes passaram a ter classificação e a serem vistas tanto por apreciadores quanto por criadores com olhos cartesianos. E quando Canudo chegou à clareira no final da estrada, outros homens continuaram seu trabalho de sistematização das artes:
8ª Arte – Fotografia (imagem);
9ª Arte – Quadrinhos (cor, palavra, imagem);
10ª Arte – Jogos de Computador e de Vídeo (no mínimo integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª arte);
11ª Arte – Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação).

Vamos fazer então uma primeira experiência...
Segue abaixo para download a versão em quadrinhos do clássico da literatura universal, "Dom Quixote". Esta versão conta com o talento de um dos mestres dos quadrinhos: Will Eisner

Link para download: O último cavaleiro andante (link1)
                            
                             O último cavaleiro andante (link2)

obs.: Arquivo no formato ".cbr", você pode abri-lo no pc para leitura com o CDisplay fornecido aqui no blog, ou usar o programa "winrar" para descompactar as imagens e ler uma a uma.
Para facilitar a leitura de ".pdf" e as Hq's no computador, vou deixar na barra lateral um link para baixar um programa especifico para abrir e ler os dois arquivos. O nome do programa é Cdisplay. Bastará clicar e escolher depois para abrir o arquivo onde ele estiver salvo em seu computador e boa diversão. Lembrando ainda que se você gostou da história pode procura-la em livrarias, gibitecas, bibliotecas, valorizando o trabalho de grandes artistas do gênero, inclusive muitos brasileiros.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




CDisplay EX



O CDisplay é um pequeno aplicativo capaz de ler imagens em seqüência no seu computador, alinhando-as de acordo com seu tamanho inicial em uma única página, da mesma forma que é feito nas histórias em quadrinhos que costumeiramente lemos. Arquivos do tipo pdf, rar, cbj , cbz e fotos que estiverem aqui no blog vão abrir no CDisplay EX.

Como utilizar

A utilização do programa é um de seus aspectos mais simples, já que basta carregar as fotos para que ele passe a funcionar. Para isso, clique na janela inicial com o botão direito do mouse e, logo em seguida, selecione a opção “Load Files”, escolhendo os arquivos com os quais o programa irá trabalhar. ou aperte L
Você pode selecionar todas as figuras que deseja visualizar ou tentar escolher apenas a primeira delas, desde que estejam em ordem alfabética seqüencial, tornando a leitura ordenada. O aplicativo tomará conta de todo o restante. Para pular as páginas ou rolar sobre elas, basta utilizar as setas do teclado, a barra de espaço e as teclas Page Up e Page Down.
clica com o botão direito sobre a tela do programa aberto para saber mais. e boa leitura.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Asterix & Obelix




Olá continuando nossas conversas aqui no blog, hoje traremos a continuação da matéria da seção de jogos com os personagens Asterix e Obelix e relembrar em parte os assuntos tratados lá no inicio do feudalismo com os povos bárbaros.
Asterix, no Brasil, ou Astérix, em Portugal (em francêsAstérix), é uma série de histórias em quadrinhos criada na França porAlbert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959.
As primeiras publicações surgiram na revista Pilote, logo no primeiro número a 29 de Outubro de 1959. O primeiro álbum Asterix o Gaulês, foi editado em 1961. A partir do qual, começaram a ser lançados anualmente. 
As histórias de Asterix foram traduzidas (até o momento) para 83 línguas e 29 dialetos, incluindo o português europeu/brasileiro e o mirandês, sendo muito populares na EuropaCanadáAustráliaNova ZelândiaAmérica do SulÁfrica e Ásia. Porém não são ainda tão conhecidas nos Estados Unidos da América e no Japão.
Até os dias de hoje foram lançados 34 álbuns, que venderam 350 milhões exemplares em todo o mundo, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Asterix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático.





Este é o prólogo de todas as edições dos livros de Asterix, o gaulês: "Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos ... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum ..."
Asterix reside com seus amigos em uma pequena aldeia gaulesa situada em uma península na Armórica, ao norte da antiga Gália. Para resistir ao domínio romano, os aldeões contam com a ajuda de uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção quando ainda era um bebê, e daí adquiriu permanentemente a superforça.

  • Asterix, o herói gaulês e o melhor amigo de Obelix. O seu nome provém da palavra francesa asterisque (asterisco).

  • Obelix, o distribuidor de menires e o melhor amigo de Asterix. Adquiriu força sobre-humana permanente ao cair dentro de um caldeirão cheio de poção quando era um bebê. Adora o cachorrinho Idéiafix, o qual o acompanha em suas aventuras com Asterix. Só pensa em duas coisas: comer javalis e bater nos romanos. Seu nome provém do francêsobelisque (obelisco), relativo ao seu trabalho com menires.

  • Panoramix, o velho druida que aconselha Asterix, Obelix e o chefe Abracourcix – é o único a saber preparar a poção mágica. O seu nome provém do francês panoramique(panorâmico).

  • Matasetix ou Abracourcix (no original, Abraracurcix), é o chefe da aldeia. O seu nome provém do original francês à bras raccourcis (braço partido), em português evoca "abra um curso".

  • Cacofonix ou Chatotorix, (no original, Assurancetourix), o bardo. Um péssimo cantor, mas um bom companheiro. O seu nome provém do francês assurance tous risques(seguro contra todos os riscos).

  • Idéiafix (no original, Idéfix), o cão–mascote da aldeia. O seu nome provém do francês ideé fixe (idéia fixa).

  • Prolix, o profeta charlatão. O seu nome provém de prolixo.

  • Decanonix ou Veteranix (no original, Agecanonix), o habitante mais idoso da aldeia (conta 93 anos), também conhecido como Geriatrix em algumas versões. O seu nome provém do francês age canonique (idade canônica).

  • Éautomatix ou Automatix (no original, Cétautomatix), ferreiro que sempre critica a qualidade dos peixes vendidos por Ordenalfabetix. O seu nome provém do francês c'est automatique (é automático).

  • Ordemalfabetix ou Ordenalfabetix (no original, Ordralfabetix), o peixeiro que sempre está brigando com Automatix por causa de suas críticas. O seu nome provém do francêsordre alfabetix (ordem alfabética).

  • Júlio César, o majestoso e inteligente imperador romano, inimigo dos gauleses.

  • Boapinta ou Naftalina (no original, Bonemine), é a mulher de Abracurcix, sempre arrependida de ter casado com este. Seu nome, no original (Bonemine), vem do francês bonne mine, significando "estar em forma", "estar bem", "disposta".

Asterix e Obelix encontram muitas alusões ao século XX em suas jornadas. Os godos são militaristas, lembrando os alemães dos séculos XIX e XX; os bretões são fleumáticos, educados, falam ao contrário (numa tradução direta do inglês, como "Eu peço seu o perdão?"), tomam cerveja quente e água quente com leite (até Asterix ter-lhes levado o chá) e conduzem do lado esquerdo da estrada; a Hispânia é um local cheio de pessoas de sangue quente e turistas; e os lusitanos são baixinhos e educados (Uderzo disse que todo os portugueses que ele conhecera eram assim). Há também humor com franceses: os normandos comem tudo com creme, e os corsos são preguiçosos e têm queijos nauseabundos.
Existem muitas caricaturas, como o burocrata de Obelix e Companhia baseado em Jacques Chirac. Alguns personagens que servem de alusão ao local visitado: Cleópatra é inspirada em Elizabeth Taylor, ao visitar a Bretanha encontram-se quatro bardos famosos lembrando os Beatles, encontram na Bélgica Dupond e Dupont de Tintin, e na Hispânia Dom Quixote e Sancho Pança. Nos livros mais recentes aumentam as paródias, com o espião Zerozerosix, baseado em Sean Connery, o escravo Spartakis, baseado em Kirk Douglas(consulte a seção de cinema para saber mais a respeito), e um alienígena inspirado em Mickey Mouse.
Certas piadas provêm de fatos históricos:
  • Após atravessar o canal da Mancha, Obelix sugere um túnel sob o mesmo canal, e um bretão responde que já planejam construir um;
  • Obelix quebra o nariz da Esfinge;
  • Asterix diz a Cleópatra para apelar aos gauleses para, por exemplo, eles construírem um canal entre os mares Mediterrâneo e Vermelho;
  • Os gregos impedem substâncias que dão força extra nas Olimpíadas;
  • Asterix introduz o chá na Inglaterra (trazido por Panoramix da Hispânia);
  • Os menires de Obelix viram as rochas de Carnac;
  • Muitas vezes a aparição de Brutus alude à sua participação na morte de César.
  • Em "Asterix entre os godos" os godos planejam sadicamente matar o druida; entre uma das idéias ocorre a de fervê-lo em uma panela fechada, que Asterix estranhamente não vê como uma má idéia, visto que foi um francês que inventou a panela de pressão (Marmita de Papin)
  • Ordenalfabetix insiste em vender peixes "frescos" de Lutécia (Paris) em uma tribo que vive a metros do mar.
  • A única coisa que os gauleses temem é que o céu caia nas suas cabeças;  esta é uma referência a um evento histórico: quando Alexandre, o Grande, recebeu os celtas que viviam no Adriático, e perguntou a eles o que eles mais temiam, achando que eles diriam que era Alexandre, eles responderam que não temiam ninguém, apenas que o céu caísse sobre eles.



Para mais informações vocês podem acessar o site oficial de Asterix & Obelix, traduzido para o português que conta também com jogos interativos e uma enciclopédia detalhada a respeito de cada personagem.


Acesse o link:   Asterix & Obelix



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O pequeno príncipe





Como já tratamos anteriormente, a linguagem dos quadrinhos consegue interpretar de formas diferentes ideias já conhecidas. Para experimentar um pouco mais isto, tomaremos como exemplo a versão em quadrinhos de um dos clássicos da literatura mundial: "O pequeno príncipe" de Antoine Saint Exupéry.
Clique logo abaixo para realizar o download e utilize o CDisplay para a leitura.

Link.:


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Clássicos Ilustrados: Moby Dick



Seguindo em nossas postagens segue o link para download de mais um clássico da literatura mundial interpretado pela linguagem dos quadrinhos. De Herman Melville, "Moby Dick".

Link1: download 

Link2: download


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Dom João Carioca




Versão em quadrinhos da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Procure adquirir a versão impressa a venda nas livrarias.





-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





____________________________________________________


O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza), que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 1938 e já chegou a sua 75ª edição.
A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Sem ser um livro didático, tem, contudo, uma forte tonalidade moralista.


Link.: 

______________________________________________


O Menino do Dedo Verde é um livro infanto-juvenil escrito por Maurice Druon em 1957, sendo este o único livro fictício e de linguagem infantil que o autor escreveu. Conta a história de Tistu, um menino muito feliz que nasceu e foi criado com todo o luxo, que, seus belos pais – donos da maior fábrica de canhões do mundo – podiam dar e o dinheiro podia comprar. Morava numa mansão – a “Casa-que-Brilha” – e tinha criados que o adoravam. Ao completar oito anos, seus pais decidem que já é hora do filho conhecer as coisas da vida e se preparar para, no futuro, assumir e dar continuidade aos negócios da família. No entanto, logo no terceiro dia de aula o menino é expulso do colégio por dormir durante as aulas. Com isso, os pais de Tistu decidem que a educação do menino se fará dentro de casa, sem livros, através de suas próprias experiências e observações. No dia de sua primeira aula com o jardineiro Bigode, Tistu descobre um dom excepcional: ele tem o dedo verde – o que significa que basta um toque de seu polegar para que surjam plantas e flores onde quer que ele encoste. Com as aulas do Senhor Trovões, ele entra em contato com a violência urbana cotidiana e conhece a infelicidade e a tristeza. Inconformado, Tistu decide mudar o mundo apenas com o toque de seu dedo verde, começando pela cidade onde mora, Mirapólvora.

Link.:  
______________________________________________


Eu, Robô é uma coletânea de contos sobre robôs de 1950, que já haviam sido publicados em revistas por Isaac Asimov. O autor amarra os contos uns aos outros, como uma pesquisa de um jornalista, que vai entrevistando as pessoas e aí entram os contos. Contém as “Três Leis da Robótica”, enunciadas por Asimov e amplamente aceitas até por outros autores.
O livro é composto de 9 contos que, de forma sucessiva, discorrem sobre a evolução dos robôs através do tempo. A obra se inicia com o conto intitulado “Robbie”, um robô-babá incapaz de falar que é discriminado e repudiado pelas pessoas da Terra, culminando com a proibição do uso de robôs no planeta. “Eu, robô” culmina no último conto, no qual a Terra é governada pelo “Coordenador Mundial” Stephen Byerley (sob o qual pairam suspeitas de ser um robô) que administra a Terra através do uso de 4 “máquinas” que ditam o funcionamento da produção, consumo e emprego da mão-de-obra.

Link.:  
__________________________________________

O Médico e o Monstro é o nome de um livro de Robert Louis Stevenson publicado em 1886.
A obra foi, em seu tempo, considerado um excelente livro de horror e suspense, que marcaria profundamente seus leitores, pois mantém uma atmosfera assustadora durante todo o enredo, se tornando assim um clássico do mistério.
A história de Stevenson baseou-se na vida dupla de um habitante de Edimburgo, na Escócia, chamado William Brodie: de dia ele era um respeitado marceneiro; à noite, roubava as casas dos moradores da cidade.
A história se passa em Londres, no final do século XIX, centro urbano com quatro milhões de habitantes. Devido ao grande contraste econômico entre os industriais (cada vez mais ricos) e os miseráveis (cada vez com menos oportunidades de emprego e vida digna), Londres passou a ser palco de inúmeros crimes horríveis. Justamente por isso, em 1829, foi criada a Scotland Yard, que se tornaria mais tarde reconhecida por sua eficiência em resolver crimes e por tomar parte das inúmeras páginas das histórias policiais inglesas.
Foi esta a primeira obra a inserir a Scotland Yard no universo literário.

Link.: 
____________________________________________



A Odisséia é um livro escrito por Homero provavelmente do século VIII a.C., quando os gregos, depois de um longo período sem dispor de um sistema de escrita, adotaram o alfabeto fenício.
Odisséia, do grego Odysseía, significa “o regresso”. O título do poema provém do nome do protagonista, o grego Ulisses (Odisseu). Filho e sucessor de Laerte, rei de Ítaca e marido de Penélope, Ulisses é um dos heróis favoritos de Homero e já aparece na Ilíada como um homem perspicaz, bom conselheiro e bravo guerreiro. O mar também é um dos personagens centrais na obra.
Na Odisséia, Homero registra um dos primeiros relatos de viagem. Leva para o plano ficcional os limites, as fronteiras do mundo conhecido, fixando certas idéias dos gregos a respeito de além do “vinoso mar”.
A obra narra as viagens e aventuras de Ulisses em duas etapas:
- A primeira compreende os acontecimentos que, em nove episódios sucessivos, afastam o herói de casa, forçado pelas dificuldades criadas pelo deus Posêidon.
- A segunda consta de mais nove episódios, que descrevem sua volta ao lar sob a proteção da deusa Atena.
É também desenvolvido um tema secundário, o da vida na casa de Ulisses durante sua ausência, e o esforço da família para trazê-lo de volta a Ítaca.

Link.:


 ____________________________________________



  ____________________________________________


O Reino do Amanhã


O Reino do Amanhã (Kingdom Come, no original em inglês) foi uma minissérie em quadrinhos publicada pela DC Comics, escrita por Mark Waid e ilustrada com arte pintada de Alex Ross. A arte de Ross alias impressiona pelo seu realismo fotográfico. A história mostrava um futuro possível, onde os heróis atuais perderam o respeito pela humanidade, o que obriga os antigos heróis, que haviam se aposentado, a retornarem a ativa para pôr um fim aos atos violentos cometidos por seus sucessores.
As duas facções de heróis dividem-se entre os dois maiores da DC, Batman e Super Homem. Confira e caso tenha gostado procure adquirir o original em lojas especializadas ou bancas de jornais.
 

 Se quiser conhecer um pouco mais o trabalho de Alex Ross, acesse:
No site você encontra uma série de wallpapers bem legais para o seu computador.


 Link para a HQ: 


Ou

____________________________________________

Filósofos em ação



Um jeito diferente de conhecer mais a respeito da filosofia e dos grandes filósofos. Nove personalidades que se destacam na área da filosofia são abordadas de forma muito bem humorada e didática.


(após a leitura, descarte o arquivo e procure encontra-lo em bibliotecas ou livrarias, apoie o mercado editorial)

____________________________________________



4 comentários:

Pessoa que ama cinema disse...

S2

jarbas disse...

Muito obrigado pela postagem de Guerra de Luz e Trevas. Concordo com a idéia de plágio do Cameron para Avatar.

Helio disse...

Sensacional seu blog , riquíssimo. Obg por partilhar

Charles Emerson Machado disse...

Olá! Estou procurando os arquivos em pdf da HQ Guerra da Luz e Trevas, teria como enviar ou disponibilizar? Fico no aguardo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...