23/10/2013

[8º Ano - Pesquisa Complementar: Bullyng] Covardes


Realizamos em sala a exibição e discussão sobre o filme espanhol "Cobardes"(Covardes), do diretores  Jose Corbacho e Juan Cruz, agora como forma de complementar nossa reflexão e realizar o trabalho, algumas ideias tem que ficar muito claras.





O filme trata a respeito da violência. A violência nas escolas, dos jovens sobre os seus pares e também sobre os professores. A perseguição, a agressão gratuita, o desrespeito na sua expressão mais cruel. Os autores buscam descobrir ou pelo menos por o público para pensar sobre a origem desta onda de violência, a sua relação com as novas tecnologias e o papel da família. 
Na história, Gaby tem 14 anos e odeia a escola, pois sabe que uma vez ali é constantemente perseguido sem motivo algum por Guille. Em paralelo com a vida do adolescente, a vida dos adultos também é repleta de medo: o pai de Gaby, vive aterrorizado com o medo de perder o emprego; sua mãe tem medo que a família desmorone e mesmo Guille, tem medo de não corresponder as expectativas de seu pai. Viver como um covarde é uma solução? Gaby, decide enfim agir, mas a sua decisão terá um alto preço...
O filme já foi exibido em sala de aula e gerou uma discussão interessante a respeito do bullyng. Mas você tem essa ideia clara? Senão tiver, utilize este espaço para rever o filme, e esclarecer as coisas...

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos.As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Para ler um pouco mais a respeito, acesse o link do Conselho Nacional de Segurança (CNJ), com uma cartilha a respeito:

http://www.cnj.jus.br/campanhas-do-judiciario/bullying  (clique)

Acesse também:

http://www.bullying.org/ (clique/site em língua inglesa)

Você pode rever o filme mais uma vez através do link:

Cobardes  (a título de pesquisa,em razão deste bom filme não existir para venda no Brasil, uma vez que o utilize, delete o arquivo)

Chave para realizar o download: 

 HM6-5D6UrP1xyovEAa328TofVUQ58bEKea1VZWHJWvk
 


Bom trabalho a todos, e continuem no caminho da construção de uma sociedade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...