07/11/2013

2ºAno - Ensino Médio: Material de trabalho - 4º.Bimestre.[1] Revolução Industrial




Esta postagem se refere ao nosso exercício de reflexão sobre o processo de Revolução Industrial e Movimentos de Resistência, baseada em uma peça cinematográfica.
Vocês alunos devem analisar e responder as seguintes questões:

1 - Quem é o diretor do filme?

2 - Quais as principais personagens?

3 - Onde acontece?

4 - Em que ano acontece?

5 - Qual é contexto do filme, que momento da História está sendo retratado ?

6 - Faça um breve resumo do que acontece no filme.

7 - O que mais te chamou atenção nesse filme ?

8 - Em sua opinião o filme trouxe informações relevantes para o seu estudo de História? Justifique a sua resposta.

9 - O filme retrata alguma situação ainda presente no Brasil? Explique a sua resposta.

10 - Qual a sua opinião critica a respeito do filme ?


Dados para auxílio:


Germinal originalmente é um romance do escritor Émile Zola, o décimo terceiro da série Les Rougon-Macquart e possivelmente um dos mais famosos.
A cena tem lugar no norte da França durante uma greve provocada pela redução dos sálarios. Além dos aspectos técnicos das extrações minerais e as condições de vida nos agrupamentos dos mineiros, Zola também descreve o princípio da organização política e sindical da classe operária, tais como as divisões já existentes entre marxistas e anarquistas.
Para compor Germinal, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio. Sentiu na carne o trabalho sacrificado, a dificuldade em empurrar um vagonete cheio de carvão, o problema do calor e a umidade dentro da mina, o trabalho insano que era necessário para escavar o carvão, a promiscuidade das moradias, o baixo salário e a fome. Além do mais, acompanhou de perto a greve dos mineiros.
Já o filme,  caracteriza perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e as materiais. O filme se passa na França do século XIX e transmite muito bem aquele determinado momento histórico e seu contexto social, econômico e político e é claro cultural e para obtermos uma análise satisfatória se torna necessário o conhecimento dos antecedentes da revolução industrial presentes nele.

link para download: Germinal 


Vídeo:

parte 1


parte 2



parte 3




parte 4 (final)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...