Marcus Mosiah Garvey (Saint Ann’s Bay, Jamaica, 17 de agosto de 1887 –
Londres, 10 de junho de 1940) foi um comunicador, empresário e ativista
jamaicano. É considerado um dos maiores ativistas da história do
movimento nacionalista negro. Garvey liderou o movimento mais amplo de
descendentes africanos e é lembrado como o principal idealista do
movimento de “volta para a África”, inclusive, seu nome é citado em
músicas de vários artistas como Burning Spear e Bob Marley.
Ele criou um movimento de profunda
inspiração para que os negros tivessem a “redenção” da África e pra que
as potências coloniais européias desocupassem o continente. Garvey
fundou em 1914, a Associação Universal para o Progresso Negro ou AUPN
(Universal Negro Improvement Association, mais conhecida como UNIA). O
lema da instituição era era “One God! One Aim! One Destiny!”, em
portguês, Um Deus! Uma aspiração! Um destino!
Os objetivos da UNIA eram:
- a promoção da consciência e unidade na raça negra, da dignidade e do amor
- o desenvolvimento da África, livrando-a do domínio colonial e transformando-a numa potência
- protestar contra o preconceito e a perda aos valores africanos
- estabelecer insituições de ensino para negros, onde se ensinasse a cultura aficana, também
- promover o desenvolvimento comercial e industrial pelo mundo
- auxiliar os despossuídos em todo o mundo
- a promoção da consciência e unidade na raça negra, da dignidade e do amor
- o desenvolvimento da África, livrando-a do domínio colonial e transformando-a numa potência
- protestar contra o preconceito e a perda aos valores africanos
- estabelecer insituições de ensino para negros, onde se ensinasse a cultura aficana, também
- promover o desenvolvimento comercial e industrial pelo mundo
- auxiliar os despossuídos em todo o mundo
Garvey viajou o mundo e viu da perto a miséria que os negros sofriam,
ele dedicou toda sua vida a favor da causa negra. Exerceu uma importante
influência nos movimentos, que, mais tarde, libertaram a África do
domínio colonial europeu. Apesar de ter sido criado como metodista,
Marcus Garvey se declarava católico, seu pensamento religioso era
fundamentado numa interpretação da Bíblia, especialmente do Velho
Testamento.
Marcus e seus seguidores
identificavam-se com a história das tribos perdidas de Israel, vendidas
aos senhores de escravos da Babilônia. Essa metáfora inicial gerou uma
série de imagens simbólicas que se tornaram constantes na tradição oral
dos rastas: “Babilônia”, “Zion”, etc. Numa das profecias atribuídas a
Marcus Garvey, previa-se que um Rei Negro seria coroado na África e que
esse rei seria o líder que conduziria os negros do mundo inteiro à
redenção.
Quando em 1930, Rastafari Makonnen foi
proclamado rei da Etiópia, adotando o título de “Rei dos Reis, Senhor
dos Senhores, Sua Majestade Imperial, Leão Conquistador da Tribo de
Judá, Eleito de Deus”, os líderes religiosos e seguidores de Garvey na
Jamaica reconheceram nele o Rei Negro de que o profeta havia falado.
"Redemption Song" é uma canção da banda jamaicana Bob Marley & The Wailers, última faixa do nono álbum, Uprising. Quando Marley escreveu a canção, por volta de 1979, já lhe tinha sido diagnosticado o cancro que mais tarde o mataria; de acordo com sua esposa Rita Marley,
"ele já estava secretamente em grande dor e a lidar com a sua
mortalidade, uma característica que é evidente no ábum, especialmente
nesta canção". A canção é considerada o canto do cisne de Marley, com letras derivadas do discurso do orador pan-africano Marcus Garvey.Ao contrário da maioria das canções de Marley, a canção é somente um solo acústico com o próprio Marley a cantar e a tocar uma guitarra acústica.
Redemption Song
Old pirates, yes, they rob ISold I to the merchant ships
Minutes after they took I
From the bottomless pit
But my hand was made strong
By the hand of the Almighty
We forward in this generation
Triumphantly
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have:
Redemption songs
Redemption songs
Emancipate yourselves from mental slavery
None but ourselves can free our minds
Have no fear for atomic energy
'Cause none of them can stop the time
How long shall they kill our prophets
While we stand aside and look?
Some say it's just a part of it
We've got to fulfill the Book
Won't you help to sing
These songs of freedom?
'Cause all I ever have
Redemption songs
Redemption songs
Redemption songs
Canção de Redenção
Velhos piratas, sim, eles me roubaram
Me venderam para navios mercantes
Minutos depois de eles terem me tirado
Do poço sem fundo
Mas, minha mão foi fortalecida
Pela mão do Todo-Poderoso
Nós avançamos nessa geração
Triunfantemente
Ajude-me a cantar
Estas canções de liberdade
Pois, tudo que eu sempre tenho:
Canções de redenção
Canções de redenção
Libertem-se da escravidão mental
Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes
Não tenha medo da energia atômica
Porque nenhum deles pode parar o tempo
Até quando vão matar nossos profetas
Enquanto nós permanecemos de lado, olhando?
Alguns dizem que isso faz parte
Nós temos que cumprir o Livro
Ajude-me a cantar
Estas canções de liberdade
Pois, tudo que eu sempre tenho:
Canções de redenção
Canções de redenção
Canções de redenção
Me venderam para navios mercantes
Minutos depois de eles terem me tirado
Do poço sem fundo
Mas, minha mão foi fortalecida
Pela mão do Todo-Poderoso
Nós avançamos nessa geração
Triunfantemente
Ajude-me a cantar
Estas canções de liberdade
Pois, tudo que eu sempre tenho:
Canções de redenção
Canções de redenção
Libertem-se da escravidão mental
Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes
Não tenha medo da energia atômica
Porque nenhum deles pode parar o tempo
Até quando vão matar nossos profetas
Enquanto nós permanecemos de lado, olhando?
Alguns dizem que isso faz parte
Nós temos que cumprir o Livro
Ajude-me a cantar
Estas canções de liberdade
Pois, tudo que eu sempre tenho:
Canções de redenção
Canções de redenção
Canções de redenção
Link para a música: redemption song
Link para a música trabalhada em sala de aula (8ªsérie - turma F): "Soul Rebels": soul rebels
http://pt.wikipedia.org/wiki/Redemption_Song
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