(Frederic Leighton O pescador e a sereia,1856-1858)
Romantismo
é a escola artístico-literária cujos valores e estética substituiram o universo
clássico. Nas origens do movimento romântico, encontram-se contos medievais,
lendas e folclore de povos outrora considerados bárbaros pela cultura romana.
Encontram-se também posturas ante a vida em divergência com os valores
clássicos. A escola romântica é o sentimento e a possibilidade de externá-lo. É
ainda a vida centrada no eu e na liberdade de expressão, daí resulta sua
ligação forte com os movimentos de transformação em curso na sociedade (em
especial a Revolução Francesa, Industrial).
A ideologia burguesa estava em oposição ao
absolutismo (para defender seus interesses como classe social). Movimentos como
o liberalismo, tinham como meta a valorização individual do homem, a partir do
momento em que defende os direitos ou liberdades de pensamento e expressão.
Com a revolução industrial, a burguesia tornou-se a classe economicamente dominante. Apesar de o proletariado ter lutado ao seu lado, na Revolução Francesa, contra o regime absolutista e ter desempenhado papel fundamental na transformação da sociedade, é a burguesia que se apodera de todos os privilégios.
Com a revolução industrial, a burguesia tornou-se a classe economicamente dominante. Apesar de o proletariado ter lutado ao seu lado, na Revolução Francesa, contra o regime absolutista e ter desempenhado papel fundamental na transformação da sociedade, é a burguesia que se apodera de todos os privilégios.
Com a Revolução Francesa, ocorre a queda do
Antigo Regime, altera-se a estrutura da sociedade.
Com a Revolução Industrial, alteram-se as relações comerciais e de trabalho.
As duas revoluções provocaram no homem da época uma nova postura frente à realidade: a percepção de que os valores não são absolutos e de que os fatos da historia são relativos, porque viveram a experiência de fazer desmoronar a velha cultura e construir uma nova.
Essa transformação é evidenciada na literatura. O escritor romântico rompe com as formas tradicionais e rígidas do período clássico e conquista a liberdade de expressão, volta-se para seu mundo interior e faz uma leitura da realidade. Assume uma postura nacionalista, mergulhando em seu passado. . Mas vale lembrar que, em muitos casos, essa contestação ao Iluminismo burguês não era total, ela se estendia apenas às ideias mecanicistas e às simplificações otimistas. Em um segundo momento o movimento romântico é contrário as transformações que engessam as varias facetas da personalidade humana:
Com a Revolução Industrial, alteram-se as relações comerciais e de trabalho.
As duas revoluções provocaram no homem da época uma nova postura frente à realidade: a percepção de que os valores não são absolutos e de que os fatos da historia são relativos, porque viveram a experiência de fazer desmoronar a velha cultura e construir uma nova.
Essa transformação é evidenciada na literatura. O escritor romântico rompe com as formas tradicionais e rígidas do período clássico e conquista a liberdade de expressão, volta-se para seu mundo interior e faz uma leitura da realidade. Assume uma postura nacionalista, mergulhando em seu passado. . Mas vale lembrar que, em muitos casos, essa contestação ao Iluminismo burguês não era total, ela se estendia apenas às ideias mecanicistas e às simplificações otimistas. Em um segundo momento o movimento romântico é contrário as transformações que engessam as varias facetas da personalidade humana:
Numa
sociedade em que todas as relações sociais são mediatizadas pela mercadoria,
também a obra de arte, idéias, valores se transformam em mercadoria; relacionando
entre si artistas, pensadores, moralistas através do valor de troca do produto.
Este deixa de ter o caráter único, singular, deixa de ser a expressão da genialidade,
do sofrimento, da angústia de um produtor
(artista,
poeta, escritor) para ser um bem de consumo coletivo, destinado, desde o início,
à venda, sendo avaliado segundo sua lucratividade ou aceitação de mercado e não
pelo seu valor estético, filosófico, literário intrínseco.
(William Holman Hunt O pastor galante, 1851)
O
individualismo exagerado do romântico é uma compensação do materialismo da
realidade circundante e uma defesa contra a hostilidade burguesa pelas coisas
do espírito.
O
resultado desse individualismo no movimento romântico será uma arte de conteúdo
egótico, de constante evocação do “eu”:
Era uma noite – eu dormia
E nos meus sonhos revia
As ilusões que sonhei !
E no meu lado senti
...
Meu Deus! por que não morri?
Por que do sono acordei?
No meu leito – adormecida,
Palpitante e abatida,
A amante de meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!
(Alvares de Azevedo – Lira dos
vinte anos)
Como
podemos notar no fragmento acima, na linguagem romântica há o predomínio da primeira
pessoa, expressando um intimismo exacerbado, que em alguns momentos revela uma
obsessão narcísica. A insatisfação do romântico com a realidade gerou outra
forma de contestação que ficou conhecida como escapismo, que é o desejo de
evasão, de fuga da realidade. No Romantismo, o escapismo se manifestou de
maneiras diversas dentre elas temos: o espacial, o temporal e o suicídio. Em relação ao espaço, o caminho mais comum
se dava em direção à natureza. Vista como um refúgio para as almas desiludidas
e sua confidente.
O
escritor romântico idealiza a sociedade, o homem, o amor. Quando entra em
contato com seus sentimentos mais íntimos, emerge o lirismo. A natureza, o
amor, a mulher, a religião são exaltados em toda a sua plenitude.
Os
versos livres foram adotados e a mitologia grega é substituída pelo
medievalismo.
A
linguagem torna-se mais simples, mais comunicativa. Elementos como cor e
imagens, figuras com hipérbole, exclamação, comparação, metáfora e prosopopeia
emergem como forma de representação dos estados de alma do escritor.
O
escapismo espacial representa uma espécie de reprovação aos resultados da
Revolução Francesa, contrastando com o anterior otimismo burguês frente às
promessas da Revolução. As classes que ficaram à margem do poder tomam
consciência do que lhes foi negado e já não acreditavam no lema que conduziu a Revolução,
restando, assim, a fuga.
RESUMO:
Contexto
histórico
Ascensão
da burguesia
I
- Revolução Francesa
II
- Independência dos Estados Unidos
III
- Revolução industrial
Projeto
literário do romantismo
-
Valorização do indivíduo
-
Divulgação de valores burgueses: trabalho, sacrifício e esforço
-
Exaltação do amor à pátria e dos símbolos nacionais
Características
do romantismo
-Egotismo
-Misticismo
(lembrando a época Medieval)
-Valorização
da natureza
-liberdade
de criação
-Nacionalismo,
e historicismo (motivado pelas
revoluções)
-Escapismo
(Sonho, loucura, espaço, tempo, morte – motivado pelo desencanto do povo com as
revoluções que só favoreceram aos burgueses)
-idealização
do amor do herói e da mulher
-maniqueísmo
(bem x mal)
Romantismo no Brasil
-Marco
1836 com “Suspiros poéticos e saudades” (Gonçalves de Magalhães)
-Independência
em 1822
1ª
Geração: Indianista e Amorosa
Principais
autores: Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias
2ª
Geração: Ultra-Romântico e Byroniana (mal
do século )
Principais
autores: Alvares de Azevedo, Casemiro de Abreu, Fagundes Varella
3ª
Geração: Temáticas Sociais (condorismo e poesia lírica erótica )
Principal
Autor – Castro Alves
Consegue ver influências do Romantismo por aí? Ouça a música a seguir e reflita a respeito.
(Mumford and Sons - White blank page)
Link para a letra e tradução: White Blank Page
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