07/08/2015

Romantismo & Burguesia

(Frederic Leighton O pescador e a sereia,1856-1858)


Romantismo é a escola artístico-literária cujos valores e estética substituiram o universo clássico. Nas origens do movimento romântico, encontram-se contos medievais, lendas e folclore de povos outrora considerados bárbaros pela cultura romana. Encontram-se também posturas ante a vida em divergência com os valores clássicos. A escola romântica é o sentimento e a possibilidade de externá-lo. É ainda a vida centrada no eu e na liberdade de expressão, daí resulta sua ligação forte com os movimentos de transformação em curso na sociedade (em especial a Revolução Francesa, Industrial).
A ideologia burguesa estava em oposição ao absolutismo (para defender seus interesses como classe social). Movimentos como o liberalismo, tinham como meta a valorização individual do homem, a partir do momento em que defende os direitos ou liberdades de pensamento e expressão.
Com a revolução industrial, a burguesia tornou-se a classe economicamente dominante. Apesar de o proletariado ter lutado ao seu lado, na Revolução Francesa, contra o regime absolutista e ter desempenhado papel fundamental na transformação da sociedade, é a burguesia que se apodera de todos os privilégios.
Com a Revolução Francesa, ocorre a queda do Antigo Regime, altera-se a estrutura da sociedade.
Com a Revolução Industrial, alteram-se as relações comerciais e de trabalho.
As duas revoluções provocaram no homem da época uma nova postura frente à realidade: a percepção de que os valores não são absolutos e de que os fatos da historia são relativos, porque viveram a experiência de fazer desmoronar a velha cultura e construir uma nova.
Essa transformação é evidenciada na literatura. O escritor romântico rompe com as formas tradicionais e rígidas do período clássico e conquista a liberdade de expressão, volta-se para seu mundo interior e faz uma leitura da realidade. Assume uma postura nacionalista, mergulhando em seu passado. . Mas vale lembrar que, em muitos casos, essa contestação ao Iluminismo burguês não era total, ela se estendia apenas às ideias mecanicistas e às simplificações otimistas. Em um segundo momento o movimento romântico é contrário as transformações que engessam as varias facetas da personalidade humana:

Numa sociedade em que todas as relações sociais são mediatizadas pela mercadoria, também a obra de arte, idéias, valores se transformam em mercadoria; relacionando entre si artistas, pensadores, moralistas através do valor de troca do produto. Este deixa de ter o caráter único, singular, deixa de ser a expressão da genialidade, do sofrimento, da angústia de um produtor
(artista, poeta, escritor) para ser um bem de consumo coletivo, destinado, desde o início, à venda, sendo avaliado segundo sua lucratividade ou aceitação de mercado e não pelo seu valor estético, filosófico, literário intrínseco.


 (William Holman Hunt O pastor galante, 1851)


O individualismo exagerado do romântico é uma compensação do materialismo da realidade circundante e uma defesa contra a hostilidade burguesa pelas coisas do espírito. 
O resultado desse individualismo no movimento romântico será uma arte de conteúdo egótico, de constante evocação do “eu”:

Era uma noite – eu dormia
E nos meus sonhos revia
As ilusões que sonhei !
E no meu lado senti
...
Meu Deus! por que não morri?
Por que do sono acordei?
No meu leito – adormecida,
Palpitante e abatida,
A amante de meu amor!
Os cabelos recendendo
Nas minhas faces correndo
Como o luar numa flor!
(Alvares de Azevedo – Lira dos vinte anos)

Como podemos notar no fragmento acima, na linguagem romântica há o predomínio da primeira pessoa, expressando um intimismo exacerbado, que em alguns momentos revela uma obsessão narcísica. A insatisfação do romântico com a realidade gerou outra forma de contestação que ficou conhecida como escapismo, que é o desejo de evasão, de fuga da realidade. No Romantismo, o escapismo se manifestou de maneiras diversas dentre elas temos: o espacial, o temporal e o suicídio.   Em relação ao espaço, o caminho mais comum se dava em direção à natureza. Vista como um refúgio para as almas desiludidas e sua confidente.
O escritor romântico idealiza a sociedade, o homem, o amor. Quando entra em contato com seus sentimentos mais íntimos, emerge o lirismo. A natureza, o amor, a mulher, a religião são exaltados em toda a sua plenitude.
Os versos livres foram adotados e a mitologia grega é substituída pelo medievalismo.
A linguagem torna-se mais simples, mais comunicativa. Elementos como cor e imagens, figuras com hipérbole, exclamação, comparação, metáfora e prosopopeia emergem como forma de representação dos estados de alma do escritor.
O escapismo espacial representa uma espécie de reprovação aos resultados da Revolução Francesa, contrastando com o anterior otimismo burguês frente às promessas da Revolução. As classes que ficaram à margem do poder tomam consciência do que lhes foi negado e já não acreditavam no lema que conduziu a Revolução, restando, assim, a fuga.



RESUMO:

Contexto histórico



Ascensão da burguesia

I - Revolução Francesa

II - Independência dos Estados Unidos

III - Revolução industrial



Projeto literário do romantismo

- Valorização do indivíduo

- Divulgação de valores burgueses: trabalho, sacrifício e esforço

- Exaltação do amor à pátria e dos símbolos nacionais



Características do romantismo

-Egotismo

-Misticismo (lembrando a época Medieval)

-Valorização da natureza

-liberdade de criação

-Nacionalismo, e historicismo  (motivado pelas revoluções)

-Escapismo (Sonho, loucura, espaço, tempo, morte – motivado pelo desencanto do povo com as revoluções que só favoreceram aos burgueses)

-idealização do amor do herói e da mulher

-maniqueísmo (bem x mal)



Romantismo  no Brasil

-Marco 1836 com “Suspiros poéticos e saudades” (Gonçalves de Magalhães)

-Independência em 1822



1ª Geração: Indianista e Amorosa

Principais autores: Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias



2ª Geração: Ultra-Romântico  e Byroniana (mal do século )

Principais autores: Alvares de Azevedo, Casemiro de Abreu, Fagundes Varella



3ª Geração: Temáticas Sociais (condorismo e poesia lírica erótica )

Principal Autor – Castro Alves



Consegue ver influências do Romantismo por aí? Ouça a música a seguir e reflita a respeito.
(Mumford and Sons - White blank page)



 Link para a letra e tradução: White Blank Page

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