30/06/2014

Rei Lavras - Kral Lavras





Baseado no poema do escritor tcheco Karel Havlícek Borovský, conta a estória do Rei Lavra e de sua conflituosa relação com os moradores de seu reino.
Uma animação em stop motion, impressionante que tenho certeza irá cativar a atenção de todos. Acesse a nossa página de "Animes e outras culturas" para assistir.



 Karel Havlícek Borovský

Karel Havlicek Borovsky (1821-1856), foi um importante escritor Checo, poeta, politico, jornalista. Era um escritor com uma motivação patriotica contrário a ideia do pan eslavismo (para saber mais procure nossas postagens a respeito da primeira guerra mundial). Era também um grande tradutor, tendo traduzido Voltaire para o checo.
Em 1851 foi preso e exilado para a Austria. Embora deprimido continuou a escrever e no exílio publicou seus grandes trabalhos: "lamentos de Tirol", "batismo de São Vladimir" e "Rei Lavra". Quando retornou do exílio em 1855, descobriu que sua esposa havia morrido e poucos amigos lhe ofereceram ajuda. Karel, morreu de tuberculose aos 35 anos.Bozena Nemcová, uma outra grande escritora checa, colocou uma coroa de espinhos em Karel durante seu enterro e mais de 5000 checos acompanharam seu funeral.


 Karel Zeman


Karel Zeman é considerado, junto com Jirí Trnka, um dos fundadores do cinema checo de animação.
Estudou na França, e trabalhou em Marselha em um estudio de publicidade. Sua primeira experiência com o cinema de animação foi um anúncio de sopa. Ao regressar a Checoslovaquia, continuou trabalhando no mundo da publicidade, para as companhias Bata e Tatra. O cineasta Elmar Klos, interessado por sua obra, ofereceu-lhe um trabalho em seus estudios de animação da cidade de Zlín, que Zeman aceitou em 1943. Em Zlín conheceu a Hermína Týrlová, que então acabara de produzir o curta-metragem Ferda Mravenec ("Fernando a hormiga"), um clássico do cinema de animação infantil baseado em um conto de Ondřej Sekora). Em colaboração com Týrlova, Zeman realizou o filme Vánoční sen ("O sonho de Navidad", 1943), que em 1946 obteria o prêmio de melhor filme de animação no Festival de Cannes, o que lhe proporcionou um grande prestígio.
Sua popularidade entre o público infantil aumentou quando realizou uma série de curtas-metragens humorísticos que tinham como protagonista um personagem chamado Sr. Propouk, as histórias eram em torno de temas da vida quotidiana: Propouk aparecia como oficinista, inventor, bombeiro, etc. Em 1948 dirigiu Inspirace ("Inspiração"), destacado por seu lirismo, em que animou figurinhas de vidro; e em 1950 seu primeiro longa-metragem, o satírico Král Lávra ("Rei Lávra", baseado em um poema de Karel Havlíček Borovský). A este seguiria, em 1952, Poklad ptaciho ostrova ("O tesouro da ilha dos pássaros"). Em 1955 combinou atores reais, animação e efeitos especiais em Cesta do pravěku ("Uma viagem à pré-história", 1955), que conta a viagem no tempo de um grupo de estudantes, permitindo a Zeman animar vários bonecos de dinossauros. O filme teve um grande sucesso.
Ainda que seus filmes estejam dirigidos principalmente ao público infantil, possui um sofisticado talento, e um estilo visual que fascina igualmente aos adultos. Por sua prodigiosa inventividade, relacionou-se sua obra com a de outros grandes inovadores do cinema, como Georges Méliès. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...