22/08/2016

GuerraFria: O conflito do Vietnã



A guerra fria foi o confronto ideológico, político, econômico e militar entre os dois blocos internacionais formados no fim da II Guerra Mundial: o capitalista - liderado pelos EUA - e o socialista - encabeçado pela União Soviética (URSS). O enfrentamento durou até a queda do Muro de Berlim, em 1989, que simbolizou o fim do bloco socialista. Norte-americanos e russos viviam em um clima beligerante, mas não existia um confronto direto. Porém, eram vários os indiretos. Podemos citar:

  • Guerra da Coréia (1950-1953);
  • Guerra do Vietnã (1964-1975);
  • Guerra Civil de Angola (1961-2002);
  • Revolução Cubana (1959);
  • Revolução Sandinista, na Nicaraguá (1979)




No decorrer da década de 70, vários acontecimentos indicavam que a hegemonia dos EUA no pós-guerra estava chegando ao fim. Em 1975, o país foi derrotado no Vietnã; em 1979, a ditadura que tinha ajudado a implantar no Irã foi varrida por uma revolta popular islâmica; e, no mesmo ano, a União Soviética invadiu o Afeganistão.

Antes da Guerra - Vietnã




O Vietnã empreendia, antes da guerra, um território maior chamado Indochina, entre a China e a Índia. Próximo de suas divisas está o reino do Camboja e Laos. Essa área foi ocupada por franceses neocolonialistas em 1885. A França perdeu seu novo território para o Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941. Com o desfecho da GrandeGuerra desfavorável ao eixo nazista, no qual os japoneses eram integrantes, os franceses tentaram retomar o território a partir 1945. Em todo esse período, destacou-se um herói extremamente popular na região, de doutrina socialista devido às suas viagens pelo mundo. Chama-se Ho Chi Minh , marinheiro que, com sua participação ao lado do governo francês, começou a estudar uma forma mais autônoma de governo para seu povo. Com a fixação de seu partido no Vietnã, o Partido Comunista Indochinês, ele incentivou seu povo a resistir à ocupação japonesa. Tentou, no mesmo ano que o governo francês resolveu retomar sua colonização, colocar em prática uma declaração de independência, reforçada pela obra poética que escreveu enquanto estava preso na China, por ações subversivas na Segunda Guerra Mundial. Após quase 10 anos de tentativas de tomar todo o território, o exército francês é cercado e encurralado em 1954, sendo obrigados a aceitar uma rendição. Em acordo feito na cidade de Genebra, o Vietnã foi dividido em duas partes: a norte, pertencente ao novo comandante socialista Ho Chi Minh, e o sul, pertencente ao imperador Bao Dai, favorável aos franceses. Em 1956 estavam formalizadas eleições livres de unificação ao país, mas os Estados Unidos não haviam assinado o tratado autorizando o acontecimento. Emancipou, na área sul, um líder católico chamado Ngo Dinh Diem, anulando as eleições previstas e declarando a independência desse território. Presidente dos EUA no período, o general Eisenhower defendeu uma teoria no período de que, se um país se tornasse socialista, poderia desencadear revoluções nas proximidades, causando a integração de todo o bloco asiático para a União Soviética socialista. Os americanos apóiam abertamente o regime de Diem. Em 1960, a frente socialista de Minh criou os vietcongs, seu exército. Após o fim do governo Kenedy, com o assassinato em 1963, emissários americanos são enviados ao Vietnã para integrar uma coalizão contra o governo do norte. 





Antiga colônia da França, o Vietnã foi dividido no fim da guerra da Indochina (1946-54) em Vietnã do Norte, sob o regime socialista liderado por Ho Chi Minh, e Vietnã do Sul, monárquico e pró-capitalista. Em 1955, com o apoio dos EUA, foi instalada uma ditadura no sul. Em 1959, os vietcongues (guerrilheiros comunistas do sul), apoiados pelo norte, deram início a uma guerra civil.
Os EUA interviram em 1964. Mas os Vietcongues resistiram à máquina de guerra americana com táticas de guerrilha.. Em 1973, após sofrerem muitas baixas e enfrentando protestos pacifistas em casa, os norte-americanos aceitaram um cessar-fogo. Em 1975, a superpotência bateu em retirada. Um ano depois, o Vietnã foi reunificado sob o regime socialista, alinhado À URSS. Morreram no conflito mais de 180 mil vietnamitas e 45 mil norte-americanos. Foi, até hoje, a maior derrota militar da história dos EUA.

IMAGENS


Helicópteros americanos metralham uma linha de árvores para cobrir o avanço das tropas terrestres sul-vietnamitas em um ataque a um acampamento vietcongue, 18 quilômetros ao norte de Tay Ninh, a noroeste de Saigon, perto da fronteira com o Camboja, no Vietnã, em março de 1965.



O helicóptero CH-46, da Marinha dos EUA, cai em chamas após ser atingido por fogo  inimigo durante a Operação Hastings, ao sul da zona desmilitarizada entre o Norte e o Vietnã do Sul, em 15 de julho de 1966. O helicóptero caiu e explodiu em uma colina, matando um tripulante e 12 fuzileiros navais. Três tripulantes escaparam com queimaduras graves. (AP Photo / Horst Faas)


Uma bomba de napalm irrompe em uma bola de fogo perto de soldados norte-americanos em patrulha no Vietnã do Sul, em 1966. (AP Photo)


Um carregador de maca vietnamita usa uma máscara devido ao cheiro dos cadáveres,  soldados norte-americanos e vietnamitas mortos na luta contra os vietcongues na plantação de seringueiras Michelin, cerca de 45 km a noroeste de Saigon, 27 de novembro de 1965. Mais de 100 corpos foram recolhidos depois de um ataque vietcongue. (AP Photo / Horst Faas)


O sargento Ronald A. Payne, de Atlanta, Geórgia, da 25° Divisão de Infantaria , verifica a entrada do túnel carregando uma lanterna e uma arma, antes de entrar para procurar vietcongues e seus equipamentos durante a Operação "Cedar Falls" , em Bo Ho Woods, 25 quilômetros ao norte de Saigon, em 24 de janeiro de 1967. (EUA Departamento de Defense/SP5 Robert C. Lafoon, Exército dos EUA Sp Foto Det Pac)

Thích Quảng Ðức durante a auto-imolação. A imagem, uma das mais icônicas do século XX, foi feita pelo fotógrafo da Associated Press Malcolm Browne.

As forças sul-vietnamitas escoltam Nguyen Van Lem (também conhecido como Bay Lop), suspeito de ser um oficial vietcongue em uma rua de Saigon, 01 de fevereiro de 1968, no início da Ofensiva do Tet. (AP Photo / Eddie Adams)

Nguyen Ngoc Loan Geral, chefe da polícia nacional sul-vietnamita, dispara sua pistola na cabeça do suspeito  Nguyen Van Lem em uma rua de Saigon, em 1 de fevereiro de 1968. (AP Photo / Eddie Adams)


Nguyen Ngoc Loan Geral, chefe da polícia nacional sul-vietnamita, guarda sua arma depois de executar  Nguyen Van Lem, em uma rua de Saigon 1 de fevereiro de 1968, no início da Ofensiva do Tet. (AP Photo / Eddie Adams)


Manifestantes em Berkeley, Califórnia, marcham contra a guerra no Vietnã em dezembro de 1965.


Manifestantes anti-guerra se reúnem  em Washington DC ,em 21 de outubro de 1967. (AP Photo)


Um acampamento vietcongue é incendiado perto de My Tho, em 5 de abril de 1968. Em primeiro plano, o soldado de primeira classe Raymond Rumpa, de St. Paul, Minnesota.

Um caça F-100D Super Sabre,  dispara  contra uma posição do inimigo no Vietnã do Sul, em 1 de janeiro de 1967. (Departamento de Defesa dos EUA)


O corpo de um paraquedista americano, morto em combate na selva perto da fronteira cambojana, é levantado até um helicóptero de evacuação, em zona de combate, em 1966. (AP Photo / Henri Huet)

Bombas com uma mistura de napalm e fósforo branco  explodem no meio de casas e na frente do templo Cao Dai, nos arredores de Trang Bang, 08 de junho de 1972. Em primeiro plano estão soldados vietnamitas, repórteres e cinegrafistas de várias organizações internacionais de notícias que assistem a cena. As torres do templo Cao Dai  são visíveis no centro das explosões. (AP Photo / Nick Ut)

Crianças apavoradas, incluindo  Kim Phuc, de 9 anos, (centro esquerda), fogem pela Rota 1, próximo a Trang Bang, após um ataque aéreo  de napalm sobre   lugares  suspeitos de serem esconderijos vietcongues , 8 de junho 1972. Um avião sul-vietnamita bombardeou acidentalmente  napalm  sobre as tropas sul-vietnamitas e civis. A garota aterrorizada tinha rasgado a roupa em chamas enquanto fugia. As crianças da esquerda para a direita: Phan Thanh Tam, irmão mais novo de Kim Phuc, que perdeu um olho, Phan Thanh Phouc, irmão caçula de Kim Phuc, Kim Phuc,  Kim Ho Van Bon  e Ho Thi Ting. Atrás deles são soldados da 25 °Divisão do Exército do Vietnã . (AP Photo / Nick Ut)

Equipes de TV e soldados sul-vietnamitas cercam Kim Phuc, vítima do “fogo amigo”, num ataque aéreo sobre uma vila de civis, 8 de junho de 1972. (AP Photo / Nick Ut)

Fuzileiros navais sul-vietnamitas nadam até os navios, fugindo da cidade portuária do norte de Da Nang, em 29 de março de 1975, antes de sua queda para os vietcongues e norte-vietnamitas. Na fuga, foram abandonadas dezenas de armas, veículos e até mesmo um helicóptero.  (AP Photo)

 Refugiada  e seu bebê num helicóptero,  perto de Tuy Hoa, 235 quilômetros a nordeste de Saigon, em 22 de março de 1975. Eles estavam entre os milhares que fugiam do avanços comunistas. (AP Photo / Nick Ut)
As tropas norte-vietnamitas correm pela pista de Tan Son Nhat, base aérea em Saigon, em 30 de abril de 1975. A tomada de Saigon marcou a queda do sul, apoiado pelos EUA e o fim de uma década de luta. (Vietnam News Agency / Reuters)

Multidões de  vietnamitas  tentam escalar o muro da Embaixada dos EUA em Saigon, Vietnã, tentando chegar à zona de embarque de helicóptero, pouco antes do final da Guerra do Vietnã em 29 de abril de 1975. (AP Photo / Neal Ulevich)

O tanque norte–vietnamita derruba o portão do palácio presidencial em Saigon, o que significa a queda do Vietnã do Sul, em 30 de abril de 1975. (AP Photo)

Documentário



Corações e mentes

Hearts and Minds (Corações e Mentes, em português) é um documentáriode 1974 sobre Guerra no Vietnã, dirigido por Peter Davis. Considerado um dos mais importantes documentários políticos da história do cinema, Corações e Mentes levou o Oscar de Melhor Documentário em 1975.
O título do documentário foi retirado de uma famosa frase do presidente norte-americano Lyndon B. Johnson ("A vitória da América dependerá dos corações e mentes das pessoas que moram no Vietnã."). Segundo Judith Crist, crítica e professora de escrita analítica da Universidade de Columbia, Corações e Mentes mudou a história dos documentários políticos.

Link para o Youtube.: Corações e Mentes 


Outras marcas da década de 60/70



Lançada em 1969, Fortunate Son faz parte do conhecido álbum Green River, é uma canção de protesto em relação a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, criticando a questão de filhos de poderosos não serem convocados para lutar,  graças ao dinheiro, enquanto pessoas menos abastadas são levadas para o campo de batalha, vivenciando um verdadeiro espetáculo de horrores.


Martin Luther King Jr.


Malcom X




Nina Simone e o Movimento por Direitos Civis dos Negros nos EUA



Muhammad Ali





Entrevista de Ali, questionando a segregação racial (ele próprio uma vitima do preconceito mesmo sendo um campeão e tendo também perdido sua licença para lutar e medalhas em razão de ter se recusado a lutar no Vietnã)


Rambo e a construção de um imaginário sobre a Guerra do Vietnã


Assim como a Segunda Guerra Mundial produziu mudanças profundas na sociedade americana, com a prosperidade bélica, a perda do conflito vietnamita produziu uma rejeição grande aos veteranos do combate. Não havia, como foi focado por David Morrell no livro First Blood, uma recepção positiva com o fracasso da campanha, o que agravou os traumas de guerra.






Nos anos 1980 o personagem Rambo interpretado por Sylvester Stallone se tornou um dos mais famosos símbolos de propaganda política dos Estados Unidos.Os heróis estadunidenses sempre são retratados como heróicos, justos e virtuosos enquanto os vilões russos comunistas são representados como frios, calculistas e desprovidos de ética. Nos filmes de temática militarista o estilo de vida estadunidense é sempre vítima de ameaças externas.Geralmente os filmes representam o contexto da época de sua produção. É interessante o modo como o personagem Rambo adquiriu novos significados a partir do segundo filme da série para se adequar às necessidades da política externa dos EUA no período. Rambo vai do soldado psicotico, cheio de traumas de guerra e traído por sua nação a super máquina de guerra invencível, mas sempre justa que vence os inimigos de seu país.Tudo isso muda já na segunda metade dos anos 1980. O Governo republicano de Ronald Reagan foi marcado por momentos de crise internas e externas, embates com a URSS, corrida armamentista e intensa propaganda de superioridade militar. Era necessário cicatrizar as feridas e reacender o viés patriótico. Nesse novo contexto, o personagem Rambo passou por uma ressignificação.



Em 1988, o terceiro filme teve direção de Peter MacDonald e apresenta John Rambo no Afeganistão indo ao resgate de seu amigo Coronel Trautman, mantido prisioneiro pelos russos. Em ambos os filmes os russos são visualmente personagens sujos, sempre suados e adeptos de métodos de tortura. O contexto histórico de produção dessa película é justamente a Guerra Afegã-Soviética, que durou de 1979 a 1989. Dessa forma, Rambo III também pode ser considerado um filme propaganda estadunidense completamente inserido no contexto da Guerra Fria.Rambo se une aos os rebeldes afegãos e consegue provocar uma derrota no inimigo em comum. O filme Rambo III foi dedicado ao valente povo do Afeganistão, país invadido pelos EUA nos primeiros e questionáveis conflitos dos anos 2000 à procura de Bin Laden."




Rambo: First Blood














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...